Um sanduíche saudável nos deixa leve, e saciado. É o caso desse sanduíche feito com peito de frango e queijo Cottage. O Cottage é um queijo magro, fresco com pouca gordura e calorias, além de ser rico em proteínas e cálcio. Ideal para dietas de emagrecimento e para quem quer ingerir pouca gordura sem abrir mão de nutrientes e proteínas. Em 100g de Cottage temos 128 Kcal - 13,2 de proteínas – 3,2 de carboidratos. Vale super a pena esse sanduíche, além de ser super fácil de preparar.
Para essa receita vamos precisar de:
Modo de Preparo:
Lavar bem as folhas verdes, os tomates. Fatiar os tomates.
Cozinhar o filé de peito de frango em água e sal e desfiar. Depois de frio misturar com o Cottage.
Acrescentar sal, pimenta e azeite de oliva.
Montar o sanduíche: fatia de pão, folhas verdes, tomate e camada desse patê de frango com Cottage. Fica ricamente delicioso.
Rendimento: 1 porção
Tempo de Preparo: 5 minutos – cozimento do frango + ou – 20 minutos.
Dificuldade: fácil
VAMOS FALAR DE NUTRIÇÃO?
Queijo não é tudo igual! Conheça os nutrientes de 9 tipos e os benefícios
Se você é daquelas pessoas que não conseguem viver sem queijo, é importante saber que alguns tipos são mais saudáveis. No entanto, isso não significa que os mais gordurosos devem ser excluídos da dieta, apenas consumidos com moderação.
Os queijos mais brancos, geralmente, possuem baixo teor de gordura e colesterol. É o caso da ricota, o minas e o de búfala. Enquanto os queijos mais amarelos são mais gordurosos. Entre eles, podemos citar o queijo prato, o provolone e o parmesão.
Apesar de ter sabores e texturas diferentes, todos os queijos possuem diversos minerais e vitaminas importantes para a manutenção da saúde. Entre os nutrientes, destacam-se o cálcio, o fósforo, o magnésio, as vitaminas A e B e as proteínas.
Contraindicações e quantidade recomendada
Apesar de ser considerado um alimento saudável, o queijo contém lactose (um tipo de açúcar presente no leite), o que causa intolerância a algumas pessoas. Por conta disso, elas apresentam sintomas como inchaços abdominais ou diarreia. Há ainda indivíduos que possuem sensibilidade à caseína, uma proteína encontrada no leite. Nesses casos, surgem inflamações no corpo, erupções na pele e enxaqueca. Mas, atualmente, há várias opções sem lactose ou caseína nos mercados.
Além disso, por ter sódio em sua composição, quem tem pressão alta deve consumir com moderação, principalmente os queijos mais amarelos.
TIPOS DE QUEIJOS
Há uma variedade de queijos disponíveis e também opções para todos os gostos. No entanto, a concentração de nutrientes depende da quantidade de leite utilizada no preparo do queijo. À medida que o queijo é mais maturado, aumenta-se a concentração dos nutrientes e das gorduras. De maneira geral, o consumo é seguro, mas é preciso ficar de olho na gordura saturada dos queijos amarelos, por exemplo, já que elevam o colesterol.
1 Cheddar- Bastante saboroso, o queijo cheddar é consumido com frequência derretido, ao acompanhar lanches ou na borda da pizza. Em sua preparação, muitas vezes, são adicionados corantes. Além de cálcio, proteínas e vitaminas, o cheddar contém grandes quantidades de gordura saturada. A recomendação é consumir com moderação e esporadicamente. Tabela nutricional do queijo cheddar em 100 g: Calorias: 404 kcal. Proteínas: 22,9 g Carboidratos: 3,09 g.
2 Gorgonzola - Com sabor bastante característico, o queijo gorgonzola é considerado muito gorduroso e com sódio em excesso. Ele é maturado por mofos verdes, o que contribui para o aroma e o gosto mais picante. Pertence à família dos queijos azuis ou queijos de mofo azul. Possui textura macia, pastosa e quebradiça. É consumido em tábuas de queijos, em recheios e molhos. Tabela nutricional do queijo gorgonzola em 100 g: Calorias: 324 kcal Proteínas: 19,1 g Carboidratos: 1 g.
3 Minas frescal - Bastante leve e saboroso, o queijo minas frescal apresenta maior quantidade de umidade e baixo teor de gordura e sódio. Ele pode ser fabricado com leite desnatado, o que confere ao queijo menor valor calórico. É mais branquinho do que os demais por ser fabricado com leite semidesnatado. Tabela nutricional do queijo minas frescal em 100 g: Calorias: 243 kcal Proteínas: 15,9 g Carboidratos: 3,02 g
Muzzarela - Presente em diversas receitas como a famosa pizza, o queijo muzzarela é de origem italiana e inicialmente era fabricado com leite de búfala. Atualmente, é preparado com leite de vaca. Por isso, apresenta elevada quantidade de proteínas e gorduras, além da cremosidade. No entanto, pode ter sódio em excesso. Tabela nutricional do queijo muçarela em 100 g: Calorias: 320 kcal Proteínas: 23, 8 g Carboidratos: 1,97 g.
Muzzarela de búfala - A muzzarela de búfala é originária da Itália e é rica em gorduras saudáveis, além de ter cálcio e boa quantidade de proteínas. Costuma ser mais branco e mais doce do que os queijos produzidos com leite de vaca. É importante buscar um selo de qualidade para garantir que o alimento é feito exclusivamente com o leite de búfala. Tabela nutricional do queijo muçarela de búfala em 100 g: Calorias: 311 kcal Proteínas: 21,4 g Carboidratos: 3,35 g.
6 Parmesão - Assim como acontece com todos os queijos duros, o queijo parmesão apresenta grande quantidade de cálcio. Isso ocorre porque ele tem pouca umidade. O seu sabor é bastante salgado por conter sódio em excesso e é feito com leite de vaca não pasteurizado. Possui pouca lactose, o que é benéfico para quem tem intolerância. É bastante consumido como acompanhamento de massas e pizzas e também em tábuas de queijos. Tabela nutricional do queijo parmesão em 100 g: Calorias: 448 kcal Proteínas: 31,9 g Carboidratos: 2,48 g.
7 Prato - Bastante popular no Brasil, o queijo prato possui uma textura macia, cor amarelada e sabor suave. Pode ser consumido puro em aperitivos, em recheios de sanduíches e tortas. É um queijo que leva um maior tempo de maturação e tem um preço bastante acessível. Tabela nutricional do queijo prato em 100 g: Calorias: 346 kcal Proteínas: 24,2 g Carboidratos: 0,20 g.
8 Provolone - O queijo italiano é defumado e possui uma textura firme e sabor que varia de suave a picante. Pode fazer parte de recheios de sanduíches e acompanhar macarrão, além de ser servido à milanesa. Além dos nutrientes comuns a todos os queijos, ele se destaca por ter bastante sódio e gorduras. Tabela nutricional do queijo provolone em 100 g: Calorias: 350 kcal Proteínas: 25,6 g Carboidratos: 2,14 g
9 Ricota - Com um sabor bastante neutro e textura cremosa, a ricota é uma opção para quem está em busca de perder peso. Esse tipo de queijo contém poucas calorias, gorduras e sódio. No entanto, possui menos cálcio e proteínas. Por isso, deve ser consumido com outros queijos. "A ricota pode ser considerada mais saudável que os demais queijos, já que é fabricada com soro de queijos desnatado. Tabela nutricional do queijo ricota em 100 g: Calorias: 139 kcal Proteínas: 12,6 g Carboidratos: 3,79.
(Adaptado de UOL VIVER BEM)