Um sorvetinho no verão sempre agrada a paladares... Esse não tem adição de açúcar porque a tâmara adoça muito bem e cumpre seu papel perfeitamente. Mas, para quem não gosta de tâmara, pode usar outro adoçante como açúcar de coco, eritritol, demerara ou stévia. Ele fica super cremoso, pois o Whey Protein ou leite em pó emulsifica e também adoça. Além disso, é super nutritivo, rico em vitaminas e refrescante. Essa receitinha é fácil, versátil e rápida de fazer, vale super a pena.
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Muito se tem falado do café fake. Trata-se de um "pó para preparo de bebida à base de café", que viralizou nas redes sociais como "café fake", uma mistura de café com impurezas que, segundo a Abic, não tem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser comercializada. O produto chega a custar R$ 13,99, menos da metade do preço médio do café no varejo atualmente, que é quase R$ 30.
Mas o que é o café fake?
O café extraforte ou tradicional já representava um problema porque, para baratear custos, muitas marcas utilizam a torra carbonizada, um processo que oculta defeitos dos grãos e a presença de impurezas como cascas e paus. Esse método gera um café extremamente amargo e sem complexidade sensorial, condicionando os consumidores a um café de baixa qualidade.
Com o café fake, a torra escura continua sendo utilizada para esconder algo ainda pior: a quase total ausência de grãos de café! No lugar deles, folhas, cascas e outros resíduos são usados para dar corpo à bebida, enganando completamente os consumidores. O café extraforte já era um problema, mas agora ele tem um concorrente ainda pior, o "sabor café". Lembrando que todo produto que tem "sabor de algo" contém aditivos para imitar esse sabor, e não o natural do item em questão.
Isso representa um risco à nossa saúde, pois não sabemos exatamente o que estamos consumindo. O "cafake" é um caso extremo da proliferação dos produtos que parecem, mas não são. Daí a necessidade de verificarmos os rótulos dos alimentos.
Na correria do dia a dia, muitas vezes só percebemos que compramos um produto errado depois que chegamos em casa. O café fake muitas vezes está na mesma prateleira dos cafés tradicionais, e o consumidor só percebe a diferença ao consumir ou ao ler o rótulo.
Como evitar comprar café fake?
Podemos estar sendo lesados ao comprar produtos que nem café são, mas que são vendidos como tal. Isso pode afetar nossa saúde, pois a torra excessiva e as misturas desconhecidas podem conter substâncias nocivas ao organismo.
O café, afinal, é uma fruta, e um café bem tratado mantém sua complexidade de sabores, aromas e benefícios. Vamos adotar o hábito de ler os rótulos nos supermercados para garantir que estamos consumindo um café de verdade: clássico, delicioso, com sabor apurado e saudável.