Adrián Simancas, um jovem venezuelano de 23 anos, estava desfrutando de um passeio de caiaque no Estreito de Magalhães, no sul do Chile, quando viveu uma experiência única e assustadora. Durante o trajeto, foi surpreendido por uma baleia que o engoliu de forma inesperada. "Senti algo me atingir nas costas e fui lançado ao ar. Fechei os olhos e, ao abri-los, percebi que estava dentro da boca do animal", conta Adrián.
Veja o vídeo:
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram
O caso ocorreu enquanto ele e seu pai, Dell Simancas, de 49 anos, navegavam pela Baía del Águila. Dell começou a gravar o trajeto, capturando as ondas que começavam a se formar. Foi nesse momento que, de repente, ouviu o som de uma onda quebrando atrás de si e se virou para perceber que seu filho havia desaparecido. Por sorte, Adrián foi rapidamente "cuspido" pela baleia e emergiu do mar, ileso, para o alívio de seu pai.
Adrián acredita que o encontro com o mamífero marinho não foi uma tentativa de ataque, mas sim uma interação curiosa ou uma brincadeira do animal. "A baleia não era um predador", reflete. "Talvez estivesse apenas passando por ali e nos observando." A experiência aconteceu em uma região remota do Chile, onde a família Simancas vive há mais de sete anos, após se mudar da Venezuela em busca de uma melhor qualidade de vida.
Em entrevista à BBC News Mundo, Adrián descreve o momento do susto: "Era como se eu estivesse dentro da boca de um monstro marinho. Mas logo percebi que não estava em perigo." Ao reviver o episódio através do vídeo gravado por seu pai, ele ficou surpreso ao ver a enorme baleia, que, segundo ele, provavelmente teria gerado ainda mais medo se tivesse sido vista no momento do ocorrido.