Perry, o burro miniatura que serviu como modelo para o icônico personagem do filme "Shrek", faleceu aos 30 anos na última quinta-feira, dia 2. O animal, que sofria de laminite, uma condição dolorosa nos cascos, precisou ser sacrificado. A informação foi confirmada por Jenny Kiratli, responsável por Perry, à revista local Palo Alto.
Perry viveu seus últimos dias no pasto do Cornelis Bol Park, em Palo Alto, Califórnia, onde recebeu cuidados especiais de seus cuidadores, que passaram horas ao seu lado oferecendo carinho e conforto. Em comunicado oficial, foi destacada a importância de Perry: "Estamos de coração partido, mas agradecidos por termos conhecido um animal tão especial."
Adquirido em 1997, Perry foi levado originalmente para a Califórnia como uma influência calmante para pôneis de polo, mas acabou sendo adotado pelo Barron Park após demonstrar um comportamento brincalhão. Em 1999, animadores da DreamWorks visitaram o local e usaram Perry como referência para criar o Burro de "Shrek", estudando seus movimentos e comportamento para compor o personagem.