Inah Canabarro Lucas, natural de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, se tornou a pessoa mais velha do mundo, conforme anunciou a LongeviQuest, uma organização referência no monitoramento de supercentenários. Nascida em 8 de junho de 1908, ela tem 116 anos e vive na Congregação Irmãs Teresianas em Porto Alegre. Inah foi a última detentora do título que antes pertencia à japonesa Tomiko Itooka, que faleceu em 29 de dezembro de 2024.
Sua longa trajetória inclui passagens pela educação, tanto no Brasil quanto no Uruguai, e uma vida dedicada à espiritualidade. Em 2018, recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco. Amigos e familiares afirmam que, mesmo com limitações de visão e audição, ela mantém uma rotina disciplinada e gosta de preservar a calma e a serenidade diária. Segundo o sobrinho de Inah, a longevidade está ligada à dedicação aos outros e à espiritualidade.
Amigos e familiares afirmam que, mesmo com limitações de visão e audição, ela mantém uma rotina disciplinada e gosta de preservar a calma e a serenidade diária. Segundo o sobrinho de Inah, a longevidade está ligada à dedicação aos outros e à espiritualidade.