STRUDEL DE MAÇÃ
(sugestão para o NATAL)
Essa é minha versão de Strudel de maçã. Sou fã de Strudel desde sempre dessa receita austríaca, de Viena, que se tornou popular mundialmente. O sabor da maçã com a canela e a textura que ele nos traz são realmente incríveis. Tradicionalmente, o Strudel tem como ingredientes uva-passa e amêndoas, que podem ser acrescentadas de acordo com seu gosto. Eu adoro, mas preferi fazer nessa versão. Não polvilhei com açúcar de confeiteiro, como costumeiramente é feito, mas coloquei fio de mel da Bracatinga, que é de baixo índice glicêmico. Essa é uma versão mais simples, prática e rápida de fazer, mas fica deliciosa. É uma sugestão para o Natal, já que está tão próximo. Vamos lá...
Para essa receita vamos precisar de:
Modo de Preparo:
Rendimento: 1 massa – 8 Strudels
Tempo de Preparo: 20 minutos
Dificuldade: Fácil
VAMOS FALAR DE NUTRIÇÃO?
SOBRE LIPEDEMA
O lipedema acomete grande parte das mulheres e muitas vezes é confundido com obesidade, tendendo a se agravar com a menopausa. É conhecido também como síndrome da gordura dolorosa, por apresentar depósitos de gordura em determinadas partes do corpo, de forma desproporcional.
O lipedema acomete os membros, em especial as pernas, causando acúmulo de gordura, furinhos e sendo facilmente confundido com celulite. Causa desconforto e incomoda esteticamente.
A gordura do lipedema é diferente das outras gorduras do corpo. Essa causa dor e pode evoluir, causando problemas ao sistema linfático.
Quais são as causas do lipedema?
Há uma influência genética, e os hormônios femininos, como estrogênio e progesterona, são gatilhos que influenciam. Alterações hormonais, uso de anticoncepcionais, gestação, tratamento para infertilidade e menopausa também influenciam no surgimento de lipedemas.
O lipedema pode desencadear problemas emocionais, porque muitas vezes a atividade física e dieta sem acompanhamento não trazem os resultados esperados.
É indicado acompanhamento por uma equipe multidisciplinar: endocrinologista, nutricionista, cirurgião vascular, fisioterapeuta e psiquiatra. Atividades realizadas na água são muito benéficas, pois não causam impacto e auxiliam na circulação.
Como deve ser a alimentação?
Não basta reduzir as calorias; a alimentação deve ser anti-inflamatória, para auxiliar a reduzir os sintomas. Deve, ainda, ser de baixo índice glicêmico para evitar a resistência à insulina.
A alimentação deve ser o mais natural possível, com baixa ingestão de gorduras, enfatizando somente as gorduras saudáveis, carnes magras, frutas e verduras.
Um profissional da Nutrição pode auxiliar com um plano alimentar personalizado, para que o paciente tenha mais qualidade de vida e melhore sua autoestima.