segunda, 02 de dezembro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
08/11/2024 14h45

Haroldo Silva, o Dura: confira as análises de política na coluna desta semana

Semanalmente, às sextas-feiras, Haroldo Silva, o 'Dura' traz suas análises de política ao HC Notícias. Confira!
Haroldo Silva, o Dura: confira as análises de política na coluna desta semana

COLUNA POLITICANDO

 

PSDB - FIM DA LINHA

 

Deverá acontecer mais um grande desfalque no time do PSDB do Sul. Isso poderá ocorrer na próxima janela em 2026. A deputada federal Geovânia de Sá não esconde de ninguém sua insatisfação com o andamento do partido em nível de Brasil e, no momento, em Santa Catarina. Na última eleição, em 2022, a deputada Geovânia ficou na primeira suplência, mas, como a deputada Carmen Zanotto foi eleita prefeita de Lages na última eleição municipal, Geovânia de Sá assumiu seu lugar na Câmara Federal. Isso porque o Cidadania e o PSDB formaram uma federação. Caso os boatos que tomam conta do meio político do sul se concretizem, a situação do PSDB aqui no estado deve ficar cada vez pior — ou então afundar de vez no cenário político nacional.

 

PERDENDO A VISIBILIDADE

 

Já escrevi há algum tempo que o último a sair apaga a luz. Poucos acreditaram em mim. E o resultado aparece a cada eleição que o PSDB participa. Mesmo com a cabeça de chapa e com seu líder maior na cidade nesta eleição, o partido sequer conseguiu eleger um vereador ou ao menos fazer uma boa eleição. Nem uma coisa, nem outra. Os números das urnas mostraram que o PSDB já é um partido inexpressivo no cenário estadual. De fato, o PSDB virou um partido sem muita expressão, quase nulo aqui na região e a nível estadual, e por que não dizer no Brasil?

 

OS SINAIS

 

Sobre a liderança maior do sul do estado que ainda está, por enquanto, no PSDB, a deputada Geovânia de Sá já começa a dar sinais de que deixará o partido em breve. Alguns partidos já a convidaram, e ela está considerando suas opções. Até o Republicanos, ligado ao governador Jorginho Mello, está de olho na saída da deputada em 2026, na primeira janela que surgir. Se a saída da deputada Geovânia se confirmar, o PSDB do sul ficará órfão de pai e mãe. Triste fim!

PUBLICIDADE

SEM FORÇA PARA REAGIR

 

A única saída que restará ao PSDB nacional é tentar fazer uma fusão com outros partidos e nascer com outro nome ou então lançar candidato a deputado estadual em 2026 aqui na região. Nomes não faltarão para fazer uma dobradinha com o futuro candidato a deputado federal Marcos Vieira. Talvez Maurício Dobiez, Carlos Stüpp, e quem sabe outras lideranças que compuseram fileiras na eleição do PSDB local. Está ficando cada vez mais difícil reerguer o partido que já foi protagonista em todo o Brasil.

 

PROGRESSISTA ALERTA

 

O Progressistas é outro partido que está na berlinda, mesmo fazendo três vereadores aqui em Tubarão. O futuro é incerto para a sigla, apesar de ter conquistado cinco prefeituras nesta eleição. Para quem esperava fazer cinco vereadores, a realidade mostrou que não é bem assim. O partido precisa avaliar seu momento. Por pouco, muito pouco, não fizeram apenas dois vereadores, no mínimo. Mas, desta vez, a sorte esteve ao lado dos Progressistas. Isso é muito pouco para um partido que foi protagonista na cidade nos últimos anos. O sinal vermelho já foi acionado, e a próxima eleição para deputado estadual poderá trazer algumas surpresas.

 

NOVO MOMENTO

 

A deputada Ana Paula Lima teve bons motivos para festejar após as eleições deste ano, mesmo perdendo em Blumenau. Apesar do momento de reestruturação do PT em Santa Catarina, ela “perdeu” dois de seus principais assessores nesta campanha: Matheus Madeira, que foi eleito vereador em Tubarão, e outras lideranças que obtiveram sucesso com seu apoio. Nesta reestruturação do partido, já se discute internamente a possível candidatura à deputada estadual de Maristela Francisco, que foi candidata do PT a prefeita nesta eleição na cidade e surpreendeu bastante. A deputada Ana Paula está trabalhando intensamente em todo o estado nesse sentido.

PUBLICIDADE

DESTAQUE DA COLUNA

 

Parece, mas não é! Fez pose para tirar foto na tribuna do Senado, mas não é senador. Corre nas veias um sangue político, mas não é político. Ele é irmão do senador Beto Martins, que nos orgulha muito nessa passagem curta, é verdade, pelo Senado e mostrou toda sua habilidade e competência. Edinho, irmão do senador, aproveitou uma visita ao Senado e tirou aquela foto na tribuna apenas para impressionar seus amigos. E agora ganha destaque na coluna, pois também é uma pessoa do bem. Mas está muito longe de integrar o Senado Federal. Até que a foto ficou legal. Só isso!

 

CRISE NO UNIÃO BRASIL

 

A foto não deixa de revelar a verdade dos fatos. O União Brasil deu sinais nas últimas semanas de que a situação interna não é nada boa. Está surgindo uma pequena, mas interessante, divisão interna dentro do partido. Tudo isso envolve o vereador eleito Marconi e o primeiro suplente Serginho, muito bem votados nesta eleição. Eles estiveram com o presidente estadual da sigla, deputado federal Schiochet, que, segundo dizem, deu total autonomia para que comandassem o destino do partido em Tubarão. Será? Pelo que se apresenta no momento, o partido fez seu papel ao eleger um vereador. Recentemente, a atual gestão fez uma reunião para tirar fotos, e o vereador eleito e alguns suplentes não estavam presentes. Pressuponho que esse possível racha dentro da sigla ainda virá à tona. Problemas à vista no União Brasil.

 

NADA OFICIAL

 

O prefeito eleito Soratto e seu vice, Denis Matiola, estão todos os dias mantendo contato com possíveis nomes para integrar a gestão. O tempo urge, e as notas oficiais ainda não foram divulgadas. Mesmo assim, alguns nomes já circulam, não com total certeza, mas com meias verdades. Na educação, especula-se nomes, e, em outras áreas, alguns vereadores — ou pelo menos um — deverá emplacar na gestão. Na verdade, vários nomes circulam a todo momento. Por enquanto, nada de concreto é oficial.

 

PROBLEMA PÓS-ELEIÇÃO

 

Alguns partidos nas eleições de outubro na cidade de Capivari de Baixo estão sendo investigados pelo Ministério Público Eleitoral para prestarem esclarecimentos sobre casos específicos que ocorreram nesta eleição. Os partidos envolvidos terão que explicar alguns casos relacionados aos seus quadros de candidatos a vereadores. Tudo isso está chamando a atenção do Ministério Público Eleitoral, que deve ouvir os responsáveis pelos partidos envolvidos. É esperar para ver o resultado dessa situação e o que vai acontecer daqui para frente.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.