Usar música para para criar o silêncio pode parecer contraintuitivo, mas funcionou para o professor João Girardi. Percebendo-se no caos de uma sala de aula, puxou “Morena Tropicana”, de Alceu Valença, guiando o previsível barulho dos alunos quinta série C para melodia. Em seguida, após a cantoria, virou maestro para puxar o “pedi pra parar, parou” e finalmente domar os adolescentes buliçosos.
Assista:
“Agora vou te ensinar como faz silêncio na sala”, anunciou no início o professor de Salvador. “Pele macia”, conduziu, seguido pelo coro de “ai carne de caju”. A gravação viralizou nas redes sociais, com mais de dois milhões de visualizações.
“Eu nunca imaginei que fosse viralizar, nunca. Quando cheguei na sala naquele dia os alunos estavam cantando essa música, o que me surpreendeu, pois não esperei que conhecessem a letra. Após passar a atividade, começou a conversinha. Aí eu ‘opa, isso tem que acabar’, e comecei a puxar a música. Essa daqui vai ser a minha arma pedagógica, educacional, que eu vou usar pra poder conseguir fazer silêncio com essa turma. E até hoje tá dando certo”, celebra o docente em entrevista ao Portal Alô Alô Bahia.