Gatos pretos e a sexta-feira 13 ainda carregam um estigma profundo, originado na Idade Média, quando acreditava-se que esses felinos estavam ligados à bruxaria e ao ocultismo. A superstição de que cruzar com um gato preto nessa data traz má sorte está enraizada na ideia de que eles seriam bruxas disfarçadas. Além disso, o número 13 ganhou má reputação no cristianismo, por estar associado à crucificação de Jesus e à Última Ceia.
Infelizmente, esse preconceito resiste até hoje. Em datas como o Halloween e a sexta-feira 13, há registros de maus-tratos a gatos pretos, que, em alguns casos, são adotados com intenções maliciosas, como rituais. Devido a isso, ONGs de proteção animal alertam sobre o risco para esses felinos, que acabam sendo vítimas de crueldade, e lembram que maus-tratos a animais são crime ambiental, punível com multa e cadeia.
A adoção de gatos pretos também sofre com esse estigma, sendo menos frequente do que a de outros felinos, o que faz com que muitos passem mais tempo em abrigos. É importante quebrar esses mitos e reconhecer que os gatos pretos, como todos os animais, merecem cuidado e carinho.
Para garantir a segurança do seu gato preto, especialmente em datas supersticiosas como a sexta-feira 13, aqui estão algumas dicas importantes:
- Instale telas nas janelas de casa para evitar fugas, principalmente nessas datas.
- Evite doar gatos pretos nesses dias, pois há o risco de eles serem utilizados em rituais de maus-tratos.
- Se encontrar um gato preto perdido ou abandonado, leve-o para um local seguro.
- Se perceber qualquer comportamento suspeito envolvendo gatos pretos, resgate-os ou acione as autoridades.
Se você testemunhar práticas de crueldade, denuncie imediatamente. Maus-tratos a animais é crime, e você pode denunciar pelo 190, pelo 181 (de forma anônima) ou diretamente ao Ibama pelo 0800 61 8080.