Nos próximos dias, o céu noturno reserva dois grandes eventos para os amantes da astronomia: a passagem do cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, apelidado de "cometa do século", e um eclipse lunar parcial. Segundo o Observatório do Valongo da UFRJ, o cometa atingirá seu ponto mais próximo do Sol em 27 de setembro, mas será visível com maior clareza a partir de 12 de outubro, quando se aproximará da Terra.
O "cometa do século" promete ser visível a olho nu, oferecendo uma oportunidade única de observação. Além disso, na noite de 17 para 18 de setembro, um eclipse lunar parcial poderá ser observado em todas as Américas. Embora sutil, com apenas 0,08% da Lua sendo encoberta pela sombra da Terra, o fenômeno será visível entre 23h12 e 0h16, no horário de Brasília.
Os observatórios astronômicos recomendam a observação dos fenômenos utilizando telescópios ou binóculos para uma experiência mais detalhada, além de conferir as condições climáticas locais. Setembro e outubro serão meses especiais para quem gosta de contemplar o céu.