Um tamanduá-mirim repercutiu nas redes após ser flagrado na Avenida XV de Novembro, no Centro de Joaçaba, no Meio de Santa Catarina, enquanto atravessava a rua durante a noite. O momento foi registrado em vídeo por uma pessoa que passava pelo local.
Não se sabe ao certo a data em que foi realizada a gravação, mas as imagens têm chamado a atenção dos moradores nessa semana. Nelas é possível ver o animal, também conhecido por tamanduá-de-colete devido a pelagem, passeando pela via. Em certo momento, ao perceber a presença de alguém, ele para e abre os braços.
Essa reação é adotada por ele para defesa, quando se sente ameaçado. O tamanduá senta-se sobre as pernas traseiras e cauda, abrindo as patas dianteiras para mostrar as garras. A intenção é intimidar o possível agressor.
O tamanduá-mirim é a única, entre as quatro espécies de tamanduás, de ocorrência natural em Santa Catarina e sua presença na região do Meio-Oeste do Estado é considerada comum, segundo a Polícia Militar Ambiental. No entanto, no Sul do país, ele está em “risco crítico de extinção” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).