BOMBOM PRESTÍGIO SAUDÁVEL
(zero adição de açúcar / glúten free)
Sabe como surgiram os Bombons? Uma reportagem do g1.globo.com de 2016, publicou a respeito dos bombons, e fiquei surpreendida com a publicação...e compartilho parte dela aqui com você, imagine... Uma farmácia. Farmácia? Nada mais se parece com remédio por lá. Explicam que há mais de 100 anos o dono teve a ideia de enrolar os medicamentos com uma cobertura de chocolate preto para ajudar a engolir o remédio amargo.
Em 1912, eles abandonaram de vez os medicamentos e passaram a rechear o chocolate com pasta de nozes. Estava criado o bombom. Os mais antigos são os que têm apenas recheio de avelãs e nozes.
Desde então os artesãos do chocolate nunca mais pararam de inventar. Alguns bombons ainda são feitos à mão, com baunilha, café, nozes e flocos. É um mundo de descobertas. E vamos fazer nosso bombom Prestígio saudável? Rápido, fácil e delicioso.
Para essa receita você vai precisar de:
100g de coco ralado sem açúcar
200 ml de leite de coco
3 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
2 barras de chocolate meio amargo ou 70% cacau ou zero adição de açúcares
Modo de Preparo:
Tempo de Preparo: 10 minutos – congelamento (+ - 4 horas)
Rendimento: 6 bombons
Dificuldade: fácil
VAMOS FALAR DE NUTRIÇÃO?
COMO DEVE SER A ALIMENTAÇÃO DA MÃE DURANTE A AMAMENTAÇÃO?
O leite materno é, indiscutivelmente, a melhor e mais adequada fonte de nutrientes para o bebê. Ele fortalece o vínculo entre mamãe e bebê, protege a criança de doenças, desempenha papel fundamental na saúde da criança e da mãe, repercutindo de forma positiva por toda a vida, principalmente se ofertado exclusivamente até os seis meses de idade. Há vários tabus que não são justificáveis do ponto de vista biológico, um deles é uma queixa muito comum entre as mães “meu leite é fraco”.
O leite do início da mamada tem a aparência de “ralo” e isso leva às mães a pensarem que seu leite é fraco e que não há produção adequada, mas essa porção inicial da mamada contém água e nutrientes.
O leite que desce depois de um tempo de mamada (tempo em que a criança está mamando) contém proteína, e no final da mamada ele é rico em gordura, parte do leite que dará saciedade ao bebê.
Daí a importância de deixar o bebê sugar até o esgotamento do leite. Dessa forma ele se sentirá farto e a mãe constatará que seu leite não é fraco, e sim que o bebê poderia não está consumindo até o fim da mamada.
Outro fator, é comum as mães darem ênfase a alimentos que acreditam ser produtores ou estimuladores de leite, tais como: sopa de fubá, canjica, cerveja preta, arroz doce, chá para lactação. Mas, não há comprovações científicas de que esses alimentos tenham essa função.
Deve-se levar em consideração que há alimentos ricos em glicose, proteína, vitaminas, água que são elementos que são essenciais para a qualidade e quantidade de leite a ser produzido.
O corpo materno retira essa reserva de proteína, carboidratos do próprio corpo e transfere para o leite materno para que fique bem equilibrado.
Nessa fase é necessário que a mulher tenha uma alimentação variada e rica em nutrientes e consequentemente possa oferecer a nutrição adequada a seu filho por meio do leite materno.
É indicado procurar um nutricionista qualificado para acompanhar esse processo que equilibre quantidades adequadas de frutas, verduras, legumes, carnes, leguminosas, produtos lácteos e cereais integrais. O nutricionista orientará melhor a mãe em como conduzir sua dieta em seus aspectos qualitativos e quantitativos, afastando os fatores que possam colaborar com o desmame precoce.