Foto: Mariane Machado
A cantora e compositora DEBORAH, de Tubarão, Sul de Santa Catarina, acaba de divulgar “Ojos de Bruja”, seu novo trabalho autoral. Gravada e produzida entre os estados de São Paulo e Santa Catarina, a música traz letra com versos em português e espanhol, em narração com atmosfera sensual e ritmo dançante, revelando influências do pop e da música latina. O lançamento vem acompanhado de um clipe, que, assim como o single, já está disponível nas plataformas digitais.
Com outras duas músicas já lançadas e trajetória que inclui trabalhos como atriz, a artista de 28 anos conta que a inspiração para “Ojos de Bruja” veio a partir de escritos feitos durante uma viagem ao Equador. “Anos depois dessa viagem, recuperei algumas anotações que estavam no caderno e uma das frases acabou se encaixando na história que eu queria contar nessa composição: é uma música que fala sobre um encontro que não aconteceu, que ficou só na imaginação”, comenta.
A produção da faixa é assinada por Nath Sounds, produtora que atua em São Paulo e que DEBORAH conheceu durante um curso de produção musical com as cantoras Linn da Quebrada e Jup do Bairro.
“Eu me interessei pelo trabalho dela e a chamei para produzir essa música comigo. Foi um processo que levou tempo, feito em etapas, com gravações nas cidades de São Paulo, Laguna e Tubarão, mas que chegou a um resultado que nos deixou muito felizes. É uma música importante, que marca um novo momento da minha carreira como cantora”, diz. A mixagem e masterização são de André Bresiani.
Junto com a faixa, DEBORAH apresenta também um videoclipe, em produção que, segundo a artista, buscou criar um universo fantástico para contar a história da composição. “A gente quis partir para um lado mais ‘grotesco,’ onde apresentamos criaturas estranhas que estão chegando ao mundo, com coreografias, bailarinos e liberdade para brincar com o corpo, sem medo”, comenta. O clipe tem direção de Mariane Machado, e foi gravado em locações na cidade de Capivari de Baixo.
Sobre a artista
DEBORAH é o nome artístico de Déborah Araújo. Ela é cantora, compositora e atriz. O contato com a música veio ainda na infância, por influência da mãe, que também é cantora e toca gaita, e do pai, de quem herdou o gosto pelos clássicos da MPB.
Mais tarde, também passou a ser influenciada por nomes do pop, e atualmente se identifica com uma linguagem que mescla música brasileira e pop. Como intérprete, viaja apresentando o espetáculo “Almas Rebeldes”, show em que faz tributo a Amy Winehouse e Rita Lee - duas de suas grandes influências.
Em 2023, lançou os singles “Emoções” e “Meu Agrado”. Após “Ojos de Bruja”, já trabalha em dois novos lançamentos, que estão em processo de produção - um EP e um álbum, ambos autorais. Como atriz, sua trajetória inclui estudos de teatro musical e participação em espetáculos como “Adolescer” e “Metades”, em Porto Alegre, e atuação junto à produtora “Ludicoz”, de Tubarão.