segunda, 07 de outubro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
02/08/2024 11h58

Nutrição, por Cláudia Levandoski: massa com camarão

Cláudia possui uma coluna de nutrição na edição impressa do HC Notícias; agora ela também compartilha seus conhecimentos também com os leitores do Portal HC
Nutrição, por Cláudia Levandoski: massa com camarão

MASSA COM CAMARÃO

 

Rendimento: 2 pessoas  
Tempo de Preparo: 15 minutos  
Dificuldade: Fácil

 

Hoje apresento uma culinária apaixonante: a italiana. Tem como comer massas e manter a dieta, sim. As massas sem glúten, hoje disponíveis nos supermercados, auxiliam muito quem tem a doença celíaca ou precisa reduzir a inflamação no corpo. Esse preparo delicioso pode ser feito com massa fresca, massa integral ou massa glúten free; o segredo está no molho, que é ricamente delicioso. Um preparo que inclui o camarão em sintonia com o queijo mascarpone, de sabor delicado e marcante. É um queijo cremoso feito do creme de leite fresco, e seu sabor fica entre o da nata e da manteiga. Na Itália, se preparam muitos pratos como pizza, massas e risotos com mascarpone. Eu adoro esse queijo, e o camarão ficou delicioso. Outra versão é usar outro tipo de queijo nesse preparo, queijos cremosos para dar uma deliciosa textura. Vamos à receita?

 

Ingredientes:


- 500g de camarão fresco, descascado e limpo
- 200g de macarrão tipo espaguete (cru)
- 200g de queijo mascarpone
- Alho-poró a gosto
- 2 dentes de alho comum
- 1 colher rasa (sopa) de manteiga
- 30 ml de vinho branco
- Noz-moscada ralada na hora – a gosto
- Manjericão a gosto (coloquei 3 folhinhas)
- Sal
- Pimenta (opcional)
- Queijo parmesão ralado para salpicar por cima – prato servido

PUBLICIDADE

**Modo de Preparo:**
1. Refogar o alho-poró e o alho comum na manteiga.
2. Acrescentar o camarão e o sal, e refogar por 5 minutos.
3. Adicionar o queijo mascarpone, manjericão, vinho branco e noz-moscada.
4. Incorporar a massa já cozida (tempo de preparo sugerido pelo fabricante), misturar bem e servir em seguida.
5. Salpicar com queijo parmesão ralado.

É uma delícia!!!

 

 

VAMOS FALAR DE NUTRIÇÃO?

 

A ALIMENTAÇÃO PODE AUXILIAR NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE?

 

A mulher com endometriose pode se beneficiar de uma alimentação balanceada. Há alimentos que têm comprovada ação nos principais sintomas: dor, inflamação, irritabilidade, cansaço, alergias e infertilidade. Sendo assim, a alimentação rica em fibras, como vegetais e frutas, e reduzida na fonte de gordura, como laticínios e carnes (dando preferência a laticínios e carnes pobres em gorduras, já que são ricos em proteínas), pode ajudar na redução dos sintomas. É necessário intercalar e aumentar o consumo de proteínas vegetais, como os grãos. A vitamina E colabora muito no tratamento por auxiliar na cicatrização de hemorragias no interior do endométrio, estando presente em óleos vegetais, cereais integrais e ovos. A dieta deve ser rica em alimentos com propriedades anti-inflamatórias, incluindo frutas, legumes, verduras, sementes, proteínas vegetais e gorduras boas. Reduzir o consumo de carnes vermelhas, café e alimentos ultraprocessados. Com a alimentação balanceada, a mulher terá melhoras no quadro inflamatório e redução das dores e da lesão.

 

O que pode comer?


- Frutas
- Legumes
- Verduras
- Feijão, ervilhas, grão-de-bico, lentilha
- Azeite de oliva, castanhas, abacate
- Especiarias como cúrcuma e gengibre

PUBLICIDADE

O que não pode comer?


- Alimentos ultraprocessados: miojo, mortadela, presunto, linguiça, salsicha, molhos prontos, bolacha recheada, pó para preparo de refrescos, guloseimas, alimentos adoçados artificialmente, bebidas adoçadas com açúcar (refrigerantes, sorvetes, achocolatados), produtos embutidos derivados de carne e gordura animal, misturas para bolos, sopas em pó, cereais matinais, salgadinhos, barras de cereal, nuggets.

 

É importante um acompanhamento médico e nutricional para a paciente com endometriose, para uma prescrição individualizada do tratamento. Há mulheres que ficam com abdômen distendido e digestão mais lenta quando apresentam dores; nesses casos, recomenda-se alimentos refogados e menos crus para facilitar a digestão. Daí a importância de um acompanhamento do profissional da Nutrição.

---


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.