COLUNA POLITICANDO
FIM DO PRAZO
Esse prazo de pré-candidaturas é justamente para conseguir apoios e organizar seu partido, tanto para candidatos a vereador quanto para prefeito. É também o momento de blefar e deixar para a última hora as revelações das negociações. O prazo final para a conclusão das convenções é 5 de agosto e, para finalizar as atas, a partir do dia 15. Por outro lado, muitas das revelações já foram feitas e outras seguirão o mesmo caminho neste final de semana.
MELHOR PESQUISAR
Li e ouvi que o partido tal fez uma grande coligação e a divisão da gestão e de compromissos deverá acontecer. Falar sobre isso é bater na mesma tecla, e quem critica deve saber que todos os partidos com suas lideranças conversaram entre si a fim de conseguir a maior coligação e a maior participação no governo, caso a coligação seja vencedora. A história política da cidade em outras eleições sempre foi assim, isto é, a eleição de 2012 teve coligação com 11 partidos, a de 2016 com 7 e outras até aqui, ainda com 6. Então, não me espanta o número de partidos coligados em cada eleição.
POSSO CRAVAR
Até o fechamento da coluna, ainda não sabemos qual será o encaminhamento entre o Progressistas e o PSDB. Quem será o cabeça de chapa e quem será o vice de quem? Existe uma corrente dentro do Progressistas que deseja que o partido saia de cabeça de chapa e o PSDB de vice. Já outra corrente deseja que o partido venha de vice de Stüpp. Termino esta coluna na dúvida. Porém, se o PSDB firmar decisões, muitas delas vêm de cima, acho que posso cravar que o 45 estará na cédula. Suposição quase certa (99,9%) de que Stüpp será o cabeça de chapa na coligação entre PSDB e Progressistas.
MDB ESTREITANDO O RIO
Finalmente, o MDB faz parte da coligação 22 nesta eleição. O partido adiou por alguns dias, para ver como ficaria o quadro nas convenções dos partidos já coligados com o PL. Na verdade, as alas expostas do MDB continuam, mas podemos afirmar que de forma bem mais leve. O filho voltou, sentou à mesa e selaram o acordo da coligação. Agora é oficial: o MDB faz parte da coligação que o delegado Jair iniciou com maestria há quase dois meses. As perdas no MDB são insignificantes. Na verdade, o MDB teve ganho político. Isso que importa. A foto fala por si. Veja:
COLIGAÇÃO TRABALHANDO
Nem deu tempo para curtir uma ótima coligação com partidos fortes. O candidato a prefeito Soratto (22) já colocou especialistas em campo para buscar informações e construir seu plano de governo, que requer estudo e muita fidelidade. Candidato sem plano de governo é como um carro numa descida sem freio. Este é o recado. Para mim, os debates que virão durante a campanha devem ser em cima dos planos de governo dos candidatos. Quem sair na frente com certeza sairá melhor.
SEGREDO A SETE CHAVES
Os Progressistas marcaram sua convenção para este sábado, dia 3 de agosto, a partir das 9h da manhã, na Câmara de Vereadores. O partido vai homologar seus candidatos a vereadores e seu candidato a prefeito, Dr. Jean. No sábado, não deve sair fumaça branca sobre a decisão de cabeça de chapa numa coligação ou vice com o PSDB, que fará sua convenção no dia 4 de agosto, um dia depois. A oficialização de vice ou cabeça de chapa na coligação proposta, só acontecerá no domingo, com a visita do Progressistas à convenção dos tucanos. Como já escrevi, a decisão já está tomada e Stüpp deverá ser o cabeça de chapa e Dr. Jean, o vice.
SER OU NÃO SER
Já escrevi sobre a possibilidade do ex-prefeito Ponticelli ser candidato a vereador nesta eleição. Não vejo problema algum nessa situação, que irá depender somente dele e de seus advogados. Porém, Ponticelli está cauteloso e espera a última palavra dos seus advogados de defesa. Fechamos a coluna nesta quinta-feira pela manhã e não sabemos qual foi a decisão tomada pelo ex-prefeito, que realizaria a reunião no mesmo período. Caso positivo, seria ótimo para seu partido, e as chances de aumentar uma cadeira a mais na Câmara seriam inevitáveis.
NADA VAI SER FÁCIL
Caso a candidatura do ex-prefeito seja confirmada, ainda assim muita água deve passar durante o processo eleitoral. O ex-prefeito tem consciência de que não será uma campanha leve após tudo o que aconteceu. Escrevo isso não em relação ao sucesso que deverá ter nas urnas, mas às manifestações contrárias que virão durante a campanha eleitoral. Não adianta ter casca grossa, é preciso ter argumentos. Porém, Ponticelli sabe, pela sua experiência na política, que vai precisar pisar em ovos caso assuma a candidatura. Resta-nos aguardar!
DESTAQUES DA COLUNA
Peço desculpas a todos os meus amigos candidatos de vários partidos a vereador. Este cantinho de destaque, que faz sucesso na coluna, será retirado da página por questão da lei eleitoral. A partir das convenções, devemos usar a isonomia, ou seja, não podemos prestigiar um candidato em detrimento de outros. Como somos um semanário de sucesso e respeitado, vamos evitar problemas de ambos os lados.
CAPIVARI E SUAS CONVENÇÕES
Grande expectativa aqui e principalmente na vizinha cidade. Em Capivari de Baixo, o PL de Claudir Bitencourt tinha o MDB como vice, mas durante a semana as ondas balançaram e o nome do empresário do PRD Fernando ganhou força. Contudo, numa reunião forte na última quarta-feira, foi decidido que Samira Porto (MDB) deverá ser a vice do PL. Já Expedito Michels, do Republicanos, confirmou como vice a vereadora Bia Alves, e a prefeita Márcia terá como vice o vereador Adam. Tudo pronto no cenário político de Capivari de Baixo.
QUEBRANDO PARADIGMAS
Resumos de partidos em Tubarão, coligados extraoficialmente: 1. PT, PV, PCdoB e prováveis PSB e PDT. (Obs.: PT, PV e PCdoB formam uma federação). 2. PL, PSD, União Brasil, Podemos, PRD e MDB. Republicano. Total confirmado: 7 partidos. 3. Progressistas, PSDB, Cidadania, provavelmente; Solidariedade e PRTB. (Obs.: PSDB e Cidadania formam uma federação). 4. Solidariedade poderá coligar ou apoiar a coligação Stupp/Jean ou sair com chapa pura. 5. PRTB ainda indefinido quanto ao caminho a seguir.