BOLINHO CREMOSO DE COCO
Não há quem resista a um bolinho... e esse de coco, cremoso... no café da manhã, ou lanche da tarde, ou até de sobremesa. Lembro-me que na infância, minha mãe fazia bolo sempre, era a sobremesa do fim de semana. Geralmente uma torta com amendoim e doce de leite, ou coco com ameixa seca, o sabor sinto na boca até hoje, só de lembrar. Nos aniversários, também era costume as mães fazerem as tortas em casa, não havia a facilidade de hoje, facilidade do mundo industrializado. E naquele tempo elas sabiam o que estavam colocando, mas geralmente a gente comia mais açúcar... nas brincadeiras farinha com açúcar, quando brincava de “casinha”. Muitas crianças também iam ao galinheiro, colhiam o ovo, tiravam a gema, misturavam com açúcar e comiam pura, comum na época. Mas as pessoas naquele tempo morriam mais cedo, tinham diabetes e muitas vezes não era tratado e assim surgiam todas as complicações dessa doença crônica. Daí a necessidade hoje de cuidarmos mais, muito mais quando se tem a questão genética na família: obesidade, diabetes, doenças cardíacas. Moderar em açúcares e gorduras nos beneficia muito. Esse bolinho tem pouca gordura e usei eritritol (adoçante que é próprio para diabéticos e de menor caloria), sem trigo, a cobertura é zero adição de açúcares.
Para essa receita você vai precisar de:
1 ovo
1 colher (sopa) de farinha integral de aveia ou glúten free
1 colher (sobremesa) de manteiga ou azeite de oliva
3 colheres (sopa) de coco ralado zero açúcar
1 colher (sopa) de adoçante – usei Eritritol – pode ser mel
1 colher (sopa) de leite vegetal – usei leite de coco
1 colher (chá) de fermento em pó
Modo de Preparo:
Bater o ovo, misturar tudo exceto o fermento. Depois de bem misturado, adicionar o fermento em pó. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 25 minutos, ou dependendo do forno 20 minutos.
Cobertura: usei leite condensado zero adição de açúcares e coco ralado zero açúcar.
Rendimento: 1 mini bolinho – 1 porção
Tempo de preparo: 5 minutos + assar 20/25 minutos
Dificuldade: fácil
VAMOS FALAR DE NUTRIÇÃO?
CRIANÇAS DE FÉRIAS... E A ALIMENTAÇÃO, COMO FICA?
Período de férias é sinônimo de brincar, dormir até mais tarde, passear, ir ao cinema, mas a alimentação deve continuar saudável. É uma época em que a rotina muda, é comum a criança mudar horários de dormir, acordar e comer. As refeições principais devem seguir as mesmas regras de quando está em rotina de aula, para não mudar o ritmo da criança e alterar seus hábitos. No período de férias a alimentação deve continuar saudável, há a ideia de que “ah, é férias, deixa comer o que quer...” As regras podem ser minimizadas, mas não excluídas, pois a criança precisa de disciplina alimentar dentro e fora de casa, pois é uma construção de hábitos saudáveis para a vida.
É comum os pais terem dúvidas do que oferecer às crianças em passeios, ou até em casa, durante as férias. As frutas são alimentos fáceis de transportar, saudáveis e devem ser higienizadas em casa. Para frutas que exigem refrigeração como melancia, melão, abacaxi, manga, o ideal é consumir em casa ou transportar em sacola térmica. O iogurte natural é outro lanchinho saudável, mas pode ser consumido em casa ou levar em sacola térmica. Caso precise optar por industrializados, opte pelo picolé de frutas. Outros lanchinhos gostosos: tomatinho cereja, ovinho de codorna, cupcakes feitos em casa, mini bolinhos nutritivos com cenoura, beterraba. Sanduíches também são opções de lanchinhos, rechear com filé de frango, queijo, patê de grão de bico, ovo, não todos os itens juntos, mas variando dia a dia. Quanto mais variada a refeição, mais nutritiva. Sucos de caixinha e refrigerantes não devem ser adotados na dieta infantil, opte por sucos naturais, água saborizada, água de coco. Há várias opções de lanchinhos saudáveis para comer fora de casa, sem cair na armadilha dos ultraprocessados e industrializados. Com auxílio e apoio de um profissional da Nutrição, fica mais fácil manter a dieta saudável das crianças de férias e período de aulas.