Shelley Duvall, de "O Iluminado", morreu nesta quinta-feira (11), aos 75 anos. A informação foi confirmada pelo parceiro dela, Dan Gilroy, à revista The Hollywood Reporter.
O que aconteceu
Atriz morreu de complicações de diabetes enquanto dormia. Ela faleceu em sua casa no Texas. "Minha querida, doce, maravilhosa parceira de vida e amiga nos deixou. Ela estava sofrendo demais nos últimos tempos, agora está livre. Voe, linda Shelley", disse Gilroy, em nota.
Duvall ficou conhecida por interpretar a mulher do protagonista Jack Torrance, Wendy, em "O Iluminado". Ela também viveu a Olívia Palito no live-action de "Popeye", em 1980, e a repórter Pam, em "Annie Hall".
Entre outros trabalhos notórios da atriz, estão o filme "Os Bandidos do Tempo" (1981), de Terry Gilliam, e "Três Mulheres" (1977), de Robert Altman. Duvall também marcou presença em "Comando Suburbano", "Nosso Louco Amor", "Oeste Selvagem", "Quando os Homens São Homens", "Renegados até a Última Rajada" e mais.
Duvall se aposentou da atuação em 2002, mas retornou às telas em 2023 com o terror independente "The Forest Hills".
Traumas em O Iluminado
A atriz ficou bastante traumatizada pela maneira como foi tratada durante as filmagens de "O Iliuminado". Kubrick fazia questão de cooperar com o medo para a atriz ter uma imersão maior em cena. Além da exposição a armas reais, invés de objetos cenográficos, o diretor orientou para toda equipe evitar contato visual com a atriz e, se possível, ser o mais frio e rude possível. Tudo isso, sem que Duvall soubesse.
De maio a outubro, eu estava realmente com problemas de saúde porque o estresse do papel era muito grande. Stanley me empurrou e me cutucou ainda mais do que nunca. É o papel mais difícil que já tive.
Shelley Duvall em entrevista David Hughes