domingo, 14 de julho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
05/07/2024 12h39

Dura: chapa cheia do Solidariedade e Edson Piocco estão entre os destaques desta semana

Semanalmente, às sextas-feiras, Dura traz suas análises de política ao HC Notícias. Confira!
Dura: chapa cheia do Solidariedade e Edson Piocco estão entre os destaques desta semana

COLUNA POLITICANDO

 

ASSEMBLEIA EM CRICIÚMA

 

Nesta última semana, a Assembleia Legislativa se instalou na cidade de Criciúma por dois dias. Todas as três regiões do sul do estado se fizeram representar pelos seus deputados, bem como pelas entidades de classe dessas regiões que foram convidadas. As comissões da casa legislativa funcionaram normalmente, ouvindo essas entidades e suas reivindicações. O presidente da Assembleia, Mauro de Nadal definiu R$30 milhões do orçamento da Assembleia para as entidades dessas três regiões, através dos seus deputados.

 

PERDEMOS ATÉ OS EVENTOS

Num tempo não tão distante, todos os acontecimentos políticos ou não, eram realizados aqui na cidade. Depois, de uns dois anos pra cá, o foco mudou e nada mais aconteceu nesse nível. Amigos, amigos, negócios à parte. Essa distância reflete muito bem a força política da região na esfera federal. Em 2026, Tubarão entra no roteiro político novamente, queiram ou não. Apenas um fato.

 

FORAM VISTOS

Nem tudo na instalação da Assembleia em Criciúma, na última quarta-feira, foi sobre discursos e problemas regionais que não vão se resolver. Porém, alguns pré-candidatos de Tubarão foram vistos no evento conversando com os deputados. Não por acaso o pré-candidato do MDB, delegado Jair Tártari, junto com o vereador Tancredo, levaram um tete-a-tete com o deputado Soratto nos corredores do evento. Esta conversa aconteceu por acaso, nada planejado.

 

VOLTANDO PARA O JOGO

O mais importante foi ver o Tancredo voltando para o jogo apoiando o escolhido do partido, delegado Jair Tártari, como pré-candidato a prefeito. Estranho ver o vereador Tancredo conversando com o deputado Soratto. Muito estranho, até porque ele, nas últimas semanas, não queria nem falar o nome do deputado. Agora aparece conversando, de forma simpática, ao lado do pré-candidato do partido, Jair Tártari. Muito estranho mesmo. O jogo é bruto, mas o importante é jogar, né vereador? Será que a paz volta a reinar no centro do MDB?

 

QUAL A CONTRAPARTIDA

O que um partido de pequeno e médio porte pode oferecer numa futura coligação ou apoio a candidatos A ou B? Primeiro, se lançar algum candidato, poderá dar um tiro na água e não participar de um governo. Segundo, poderá oferecer seus candidatos a vereador para apoiar o candidato na majoritária. Estes vão coligar/apoiar tentando fazer legenda e conquistar uma cadeira na câmara, além de dar tempo de rádio e TV. Terceiro, numa eventual vitória, fazer parte da futura gestão e manter o partido forte. Não há outras saídas.

PUBLICIDADE

OS MOVIMENTOS DO PT

O PT fez várias reuniões internas na última semana. Recebeu a vereadora Giovana Mondardo do PCdoB de Criciúma, para um bom bate-papo entre amigos. O PT faz parte de uma federação, juntamente com PV e PCdoB. Desta federação, o PT é o partido que vem de chapa cheia para a Câmara e traz ainda a pré-candidata a prefeita, Maristela Francisco, única mulher candidata nesta eleição aqui em Tubarão. O Partido Verde apresenta quatro pré-candidatos a vereador, e o PCdoB só apoia, sem nenhum candidato. Dentro desta federação, a estratégia é fazer de um a dois vereadores.

 

O TEMPO E AS DEFINIÇÕES

Hoje temos para esta eleição aqui em Tubarão, já anunciadas, nove candidaturas antes das convenções - que iniciam dia 20 de julho e vão até 5 de agosto. A partir daí, as negociações começam a afunilar. De antemão podemos afirmar que o PT vai vir com chapa pura. Em relação aos oito partidos com pré-candidatos, talvez possamos ter apenas mais três. Posso especular que terão quatro candidaturas. É aguardar pra conferir. Mas o tempo é de definições. 

PUBLICIDADE

NOVOS DESAFIOS NA ACIT

O empresário Alexsandro Barbosa é o novo presidente da ACIT para o próximo biênio. O ex-presidente Gean de Bom busca voos mais altos na FACISC. Gean deixa um legado bem definido de conquistas na sua gestão. Algumas ações de desenvolvimento foram feiras e avalizadas pela população de um modo geral, como o caso da ponte Stélio Boabaid e da rodovia Ageu Medeiros.

 

UMA NOVA OPÇÃO

O Solidariedade tem time e está organizado. Segundo seu presidente e pré-candidato a prefeito, Alexandre Lopes, são pré-candidatos que sabem até onde podem chegar. São quase todos da comunidade e conhecem muito bem suas realidades. Xande da Toca, como é conhecido, há muito tempo vem participando da política local sem muito sucesso, é verdade, mas agora dá para perceber que, se o resultado não for o esperado, pelo menos nasce um partido que vai ser visto nas eleições de 2026. O Solidariedade vem com chapa cheia nesta eleição, dentro das suas possibilidades - quer e vai participar, se não coligar, vem com chapa pura.

 

DESTAQUE DA COLUNA

Edson Piocco já foi candidato a vereador em 2020 pelo Republicanos e fez uma ótima eleição naquele pleito, ficando como primeiro suplente. Assumiu a Câmara nesta legislatura e agora vem pra valer, sendo o homem forte do Deputado Serginho Guimarães. Piocco tem experiência e um bom time que o acompanha no agora União Brasil. Edson Piocco, pré-candidato a vereador pelo União Brasil, é o destaque da coluna.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.