Aquela sobremesa clássica de chocolate: Petit Gatéau pode ser preparado em casa... e esse fiz com chocolate zero açúcar, pode usar o 70% cacau e farinha de aveia glúten free. Fica surreal de bom! E nada de sabor de massa crua, pois o chocolate toma conta do pedaço.... Petit Gatéau é um doce francês que ao errar na quantidade de massa o francês fez essa iguaria tão apreciada. O erro foi colocar pouca farinha e deixar pouco tempo no forno, e deu certo, clientes adoraram. Então ela não foi criada foi um erro de alguém que se transformou num sucesso. E quantos erros nossos não foram sucesso depois? Já parou para pensar? Vamos a essa delícia....
Tempo: 10 minutos
Rendimento: 1 Petit Gatéau – para 4 fazer 4 receitas
Dificuldade: fácil
INGREDIENTES
• 25g de chocolate em barra zero açúcar ou 70% cacau (usei zero açúcar da Vitao)
• 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
• 1 colher (sopa) de farinha de aveia Glúten free (usei da Shambala)
• 1 ovo (usei da Scremin)
PREPARO
1. Derreter em banho maria o chocolate em barra. Acrescentar a manteiga e misturar bem. Reserva
2. Misturar bem o ovo e a farinha de aveia Glúten free, acrescentar o chocolate mais a manteiga e misturar bem.
3. Colocar em forminhas untadas e levar ao forno tradicional pré-aquecido a 180 graus, mantive os 180 graus e assei por 5 minutos.
4. Retirei, aguardei 2 minutos e desenformei.
No mundo há muitas receitas milagrosas, como emagrecer rápido com saúde, curar doenças com métodos sem comprovação científica e por aí vai. Em cada pesquisa que se faz na internet se encontra muitas fake news. A lista é infinita, “folha de goiaba para acabar com a queda de cabelos”, “batatas para curra câncer”.
Por exemplo, é saudável consumir água com limão, o problema é o incentivo às pessoas a abandonarem tratamentos médicos.
Normalmente essas receitas não tem nenhum embasamento científico, saem da mente das pessoas sem formação na área da saúde, e aí está o perigo, elas não conseguem entregar o que prometem. Quando há troca de uma medicação que foi comprovada pela ciência por receitas de pessoas leigas é um risco para a saúde pois tanto pode não fazer bem como pode fazer mal. Os alimentos possuem muitas propriedades benéficas à saúde, mas não curam por si só, previnem também. Ele potencializa a recuperação de doenças, juntamente com muitos tratamentos que são embasados com medicações.
Nessas situações a melhor forma de se cuidar é estar com acompanhamento médico e nutricional para ter um direcionamento melhor de quais alimentos devem ser consumidos no tratamento.
Quando há um problema de saúde já instalado, a alimentação funciona como uma terapia complementar que beneficia na recuperação.
Os alimentos previnem doenças, e se consumidos com periodicidade protegem o corpo, reforçam a imunidade.
Uma alimentação ruim, isto é, rica em gorduras e açúcares aumenta o risco de muitas doenças, também as crônicas: doença cardiovascular, diabetes tipo II, hipertensão arterial, obesidade. Mudanças alimentares beneficiam muito a saúde e disposição, reduzindo os riscos de muitas doenças e amenizando as já instaladas.
Esteja atento:
- Nem sempre o FIT é FIT. Pessoas sem formação, leigo, posta em redes sociais alimentos gordurosos chamando de receitas FIT.
- Tratam o glúten e a lactose como itens destruidores, depende do objetivo nutricional, ou do problema de saúde deve-se ou não consumir esses alimentos.
- Não há como confiar de olhos fechados no termo “Detox”.
- Não supervalorize determinados alimentos, sozinhos eles não fazem milagres.
- Não acredite em dietas da moda.
Procure sempre um profissional Nutricionista para adaptar uma dieta a seu estilo de vida.