Durante toda a semana, o chamado nevoeiro marítimo tem coberto os arranha-céus de Balneário Camboriú e de outras cidades do litoral de Santa Catarina.
O fenômeno está relacionado ao tempo estável e a uma massa de ar quente, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.
Assista:
O nevoeiro marítimo é resultado da diferença da temperatura do ar, que está mais quente com o calor fora de época que atinge Santa Catarina, em contanto com a água mais fria do oceano.
O bloqueio atmosférico, que vem sendo responsável por deixar o tempo seco, muda de posição, e permite que a instabilidade retorne ao estado. As áreas chuvosas se estabelecem entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
A partir da noite de sábado (15) volta a chover de forma persistente no norte gaúcho, devido a uma frente semi-estacionária que por alguns momentos se aproxima mais do estado catarinense e em outros recua, mantendo a chuva persistente nestas regiões.
Em Santa Catarina, a chuva começa em regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, na noite de sábado,15, e ganha força nessas regiões a partir da tarde de domingo,16.