domingo, 16 de junho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
31/05/2024 13h17

Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques da coluna nesta sexta-feira, 31

Semanalmente, às sextas-feiras, Haroldo Silva, o 'Dura' traz suas análises de política ao HC Notícias. Confira!
Haroldo Silva, o Dura: confira os destaques da coluna nesta sexta-feira, 31

COLUNA POLITICANDO


MARCHA SEM TAMBOR

Não consigo entender essa repetição de narrativas de alguns prefeitos tentando justificar suas idas a Brasília para participar da famosa e inoperante marcha dos prefeitos. Há décadas essa marcha existe, mas de concreto pouco ou quase nada se resolve por lá, a não ser visitar gabinetes de deputados para buscar as migalhas de nome das emendas parlamentares. Aliás, dinheiro dos munícipes que deveria vir através de uma reforma como o Pacto Federativo, que os deputados odeiam, porque através dessas emendas eles formam os tais currais eleitorais. É a pura verdade!

SEM REFORMA

Gostaria de dizer que quem muda o cenário é o Congresso Nacional, que não tem a mínima intenção de fazer essa tal reforma. Tanto o Congresso quanto o governo central odeiam essas reformas, Tributária e o Pacto Municipal. Em época de eleição, eles vêm com essas mentiras de que vão lutar por reformas. Ledo engano. Chegam lá e mudam tudo porque descobrem que a única maneira de manter seus currais eleitorais é dando migalhas de emendas para seus apoiadores. Enquanto isso, dá-lhe marcha a Brasília sem objetivo nenhum, porque o governo central não teme mais os prefeitos com suas marchas sem tambor, sem eco e sem força.


CAVALO DE TRÓIA 1

 

A eleição passa e a responsabilidade de querer fazer a cidade crescer vai além de uma eleição. Depois, tudo fica difícil de executar as tais promessas de campanha, ainda mais quando o presente chega como sendo um cavalo de Tróia, de quase 600 milhões de reais, que através dos tempos foram sendo acumuladas e a conta chega e a conta é parcelada ou adiada, mas tem que pagar um dia.


SÓ PARA LEMBRAR

Em 2017 foi realizada uma audiência pública na ACIT, onde o ex-prefeito Ponticelli, recém-empossado, reuniu a imprensa e divulgou na época que iria herdar uma herança de dívida de quase 200 milhões de reais e aproveitou o momento para divulgar item por item dessa dívida. Hoje, essa dívida histórica aumentou e deve chegar à casa dos 600 milhões. Uma certeza que sabemos é que candidatos a prefeito não vão faltar nesta eleição para tentar administrar a cidade com essa dívida, que vai levar tempo, talvez anos, para acabar. É só lembrar do famoso projeto Cura. 

PUBLICIDADE

MÃE NA ÁREA

Essa mãe às vezes é incansável, quer trabalhar a todo momento. Esse final de semana leu as cartas e apareceu números e mais números, tantos por cento daqui tanto dali que fiquei desconfiado da Mãe. Ainda me disse que esses números são de pesquisas internas sendo feitas pelos partidos políticos e alguns resultados não estão agradando muito algumas lideranças, salvo raras exceções. Vamos especular segundo Mãe Ricardina.


PESQUISA INTERNA 1

Um dos partidos que fizeram uma pesquisa para consumo interno, o MDB, deu o que falar na hora da apresentação da mesma. Mãe disse que por pouco um UFC não se tornou realidade. Os números foram questionados e desacreditados. Eram papéis voando para todos os lados. Mãe disse que os acertos internos no MDB estão longe de acontecer. Eu lembro que Mãe Ricardina lembrou há um tempo atrás que 3 pré-candidatos eram razão para um desacerto só. Mãe estava certa. E o MDB se complicou.


PESQUISA INTERNA 2

Teve outras pesquisas segundo a bola de cristal de Mãe Ricardina. Dessa vez foi feita pelo PL do deputado Soratto. Mãe falou que lá a situação é bem calma e os números vistos na bola de cristal foram bem aceitos pelos líderes liberais. Segundo Mãe, depois dessa pesquisa interna o PL está esperando para noivar ou até casar com um partido que não tenha ou não traga tantos problemas assim. Porém, só tem uma vaga nesse jogo, que é de vice do PL, que está à disposição. 

PUBLICIDADE

HABEMUS CANDIDATO NO PSD

Agora são 5 pré-candidatos a prefeito na cidade de Tubarão. Ontem, na quarta-feira (29), foi definido o nome do pré-candidato a prefeito do PSD, o vereador Denis Matiola. A decisão foi tomada durante reunião com o prefeito Jairo Cascaes, o presidente do partido, Luciano Menezes, e demais lideranças. Denis Matiola disse em sua fala pós-decisão o seguinte: “Eu costumo dizer que, na política, sou movido por uma missão, que é fazer o bem. Eu entrei na política com o objetivo de fazer a diferença na vida das pessoas. Aceitei o desafio de ser o pré-candidato a prefeito com a certeza de que temos um time forte, unido e que pode contribuir muito com o desenvolvimento da nossa cidade”, enfatiza o agora oficial pré-candidato pelo PSD Denis Matiola.


NÃO SOU CANDIDATO

O ex-prefeito Olavio Falchetti não vai pro jogo nesta eleição como candidato. Ponto final. O PT, na última sexta-feira, mostrou a todos seus pré-candidatos a vereadores para este pleito. O nome do ex-prefeito foi declarado candidato, na hora até se empolgou, mas depois parece que dá uma recaída e se arrepende dessa sua empolgação. A Federação formada pelo PT, PV e PSOL coloca à disposição dos seus eleitores um bom quadro proporcional, como opção de escolha. O sonho acabou quando, numa entrevista na Rádio Cidade com o comunicador Milton Alves, Olavio disse em alto e bom som que não quer e não vai ser candidato a prefeito nesta eleição. Disse e repetiu. Simples assim.

DESTAQUE DA COLUNA

​​​​​​​O pré-candidato a vereador pelo MDB, Samuel Silva, empresário, está numa caminhada bem organizada para conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores nesta eleição. Samuel tem experiência em gestão pública e já foi candidato em 2020. Agora, nesta eleição, está mais preparado e focado para obter um bom resultado em outubro. Faz parte da executiva do partido e sua história no MDB já é de tempo e familiar. Samuel conhece bem os problemas da cidade e deseja fazer a diferença na casa legislativa. Samuel é o destaque da coluna nesta edição.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.