quarta, 19 de junho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
24/05/2024 19h51

Dura: Pepê Collaço nos bastidores e possível candidatura de Moisés são destaques na coluna

Semanalmente, às sextas-feiras, Haroldo Silva, o 'Dura' traz suas análises de política ao HC Notícias. Confira!
Dura: Pepê Collaço nos bastidores e possível candidatura de Moisés são destaques na coluna

COLUNA POLITICANDO


DESISTIR JAMAIS


Ainda é gravíssima a situação do estado vizinho RS. O apoio e a solidariedade continuam muito fortes pelas mãos de voluntários de várias áreas e especialidades, tanto na saúde de um modo geral como na ação de cada um que quer apenas ajudar. Depois da tragédia, o recomeço sempre é mais difícil; porém, a força de vontade e a bondade tornam-se instrumentos para uma vida renovada e de recomeços. Reconstruir a própria vida, continuar lutando e mantendo forças. Viver  sempre vale a pena. Eis a razão da busca de um dia melhor, incansavelmente.


A MÃE VOLTOU 1


Mãe Ricardina vai direto ao ponto sobre a participação do deputado Pepê Collaço nesta eleição no sentido de articulação. Diz que o deputado não está nem um pouco quieto e sua participação é intensa e diária, tanto aqui na cidade quanto em Florianópolis. Segundo os búzios, o deputado Pepê está em conversas constantes com o ex-prefeito Carlos Stüpp e com o ex-governador Moisés, tentando criar um fato novo nesta eleição.
 

PUBLICIDADE

A MÃE VOLTOU 2


Pepê trabalha para colocar um vice para o vereador Dr. Jean, que não deve estar sendo avisado dessas conversas, nem como pré-candidato e muito menos como presidente do partido. Segundo Mãe Ricardina, sábado agora os progressistas deverão se reunir e talvez esse assunto entre na pauta. Teremos novidades neste fim de semana.


OUTRAS LEITURAS


Lendo as cartas de tarot, outras leituras que Mãe Ricardina faz agora, indicam a possível vinda do ex-governador Carlos Moisés como candidato a prefeito pelo Republicanos, numa eventual coligação entre Republicanos e Progressistas. É tudo que o deputado Pepê Collaço deseja. Moisés é uma incógnita, mas para não acontecer. Porém, a torcida está grande para tentar salvar a pele de algum partido. Querem apenas criar um fato novo, com narrativas nada republicanas. Se o ex-governador vier como candidato, que eu não acredito, duas situações podem acontecer: correr o risco de perder a eleição e não se cacifar para 2026, ou caso ganhe a eleição, irá administrar sem governador e sem deputados para lhe trazer recursos novos. Não tem para onde correr.
 

PUBLICIDADE

PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO


Temos quatro pré-candidatos a prefeito na cidade nesta eleição, já publicados e pré-oficializados. São eles: Soratto (PL), Stüpp (PSDB), Deka May (UB) e Dr. Jean (PP). Faltam definir MDB e PSD. Com esse xadrez posto, algumas peças vão se movimentar até as convenções. Algumas coligações podem acontecer, bem como candidatura solo. Esperar para ver. A esquerda ainda não se manifestou em lançar seu candidato. Segundo apuramos, eles não têm essa intenção de lançar candidato a prefeito neste pleito.


TEMPOS VELHOS


Stüpp, pré-candidato a prefeito pelo PSDB, sabe muito bem que ainda tem alguma aceitação na política local. Porém, sabe também que tem uma rejeição mostrada em eleições anteriores: 2010, 2012 e 2016. Os números não mentem. Mesmo assim, Stüpp quer marcar posição por uma imposição partidária estadual e tem que pagar um preço alto que não estava nos seus planos em ser candidato. Na verdade, Stüpp sabe até onde poderá ir e o PSDB também. Se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come. Não tem saída!


QUE VENHA


Ouvi de assessores próximos de deputados federais e estaduais do PL, que há uma certa torcida para que o ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) seja candidato a prefeito de Tubarão. Dizem que, se isso acontecer, todos os deputados do PL farão questão de se envolver diretamente na campanha do deputado Estêner Soratto. E mais - alguns disseram que o governador Jorginho Mello virá ainda mais vezes para Tubarão, além do próprio Jair Bolsonaro. Será que Moisés vai encarar?


O SILÊNCIO DO MDB


Amigo leitor, dá para perceber que o MDB de Tubarão, tão agitado no passado, está recolhido, trabalhando como maneirinho num silêncio até então nunca visto. O colunista especula que foi feita uma pesquisa interna e o resultado não agradou algumas cabeças coroadas. Caso isso tenha fundamento, em breve o partido do Dr. Ulisses deve vir a público explicar o porquê desse silêncio e o que aconteceu na última reunião. A tranquilidade que reinava até então no partido parece que se perdeu. Será que teremos novidades em breve?


DESTAQUE DA COLUNA 


Agora é definitivo. Deka May se coloca na majoritária pelo União Brasil em reunião recente com a presença do presidente estadual. Deka nunca deixou de ser Deka. Com quilometragem na política séria, somente conquistou amigos e nunca teve chance de bancar uma majoritária. Sem dúvida alguma, fez um bom trabalho no social enquanto lá permaneceu, mas nunca perdeu a essência de ser amigo dos amigos. Deka volta reformulado, com mais vigor para enfrentar as urnas neste pleito. Mais experiente, fez história e permanece com sua biografia inabalada. Esse é o querido Deka May do União Brasil, meu destaque da coluna.


CONVITE


A possível coligação entre PL, AGIR, PRD e MDB de Capivari de Baixo irá fazer nesta sexta-feira um grande encontro para apresentar a futura coligação e seus candidatos a prefeito e candidatos a vereador. O PL está na cabeça de chapa, de comum acordo entre os partidos. Agora, o possível vice deve sair de uma pesquisa que será encomendada até a véspera das convenções. Por enquanto, todos os partidos têm seus pré-candidatos, tanto para prefeito como para vereadores. O encontro vai ser realizado no Salão Paroquial do bairro 13 de Maio, a partir das 19h22.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.