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Variedades
24/05/2024 12h38

Coluna de Cláudia Levandoski: pudim de leite light

Cláudia possui uma coluna de nutrição na edição impressa do HC Notícias. Agora ela também compartilha seus conhecimentos também com os leitores do Portal HC
Coluna de Cláudia Levandoski: pudim de leite light

E Está chegando Dia do Aniversário da Nossa Cidade Azul...

 

E nós de Tubarão somos a prova viva de que uma cidade pode se reestruturar, renovar, brilhar de novo... passamos também por uma enchente há meio século, e precisamos da solidariedade do povo, e tivemos e hoje falamos dessa tragédia como história. E fizemos outras histórias, o comércio cresceu, a indústria avançou e ganhamos um pequeno Shopping, depois um grande Shopping que gerou muitos empregos para sustentar as famílias de nossa cidade, nossa cidade azul. E nessa segunda-feira, dia 27/05 comemoramos 154 anos, com orgulho de fazer parte dessa história.

Para comemorar, que tal um Pudim tradicional de Leite Condensado?

 

PUDIM DE LEITE CONDENSADO (DIET)

 

Parece não existir quem não goste de pudim... de leite, de pão, de ameixa, de laranja, de leite condensado....  e como surgiu o pudim? “Essa sobremesa surgiu no século XVI dentro dos conventos portugueses. E foi ensinada para nós brasileiros, já que eles eram nossos colonizadores, pegamos o gosto pelo doce bem rápido. Nessa época o pudim era feito de leite, não era ainda de leite condensado.”

Os pudins eram feitos com ovos, farinha de trigo, uma mistura de gordura e farinha. Hoje já pouco se usa  a farinha de trigo nos pudins, usamos o amido de milho para emulsificar o pudim. Esse fiz com leite condensado zero açúcar da marca Vitao, a calda fiz com açúcar de coco e ficou ótima. Vamos à receita?

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Para essa receita você vai precisar de:

Para o pudim:

2 vidrinhos de leite condensado zero açúcar (usei marca Vitao)

4 ovos (usei da Scremin – ovos grandes e vermelhinhos)

1 colher (sopa – rasa) de amido de milho

1 vidrinho de leite desnatado (usei em pó Molico diluído em água )

 

Para a calda:

 

  1. colheres (sopa) de açúcar de coco

1colher (chá ) de vinagre

1xícara (chá) de água filtrada

 

Modo de preparo:

 

Pudim - Colocar os ingredientes do pudim no processador e misturar muito bem.

 

Calda – Colocar o açúcar de coco, o vinagre e a água para ferver até ficar me ponto de calda.

Forrar com a calda a fôrma redonda com furo no meio - 10 cm de largura, espalhar com a colher. Aguardar uns 3 minutos a calda esfriar um pouco, colocar todo o pudim na fôrma e levar para assar em forno pré-aquecido a 180 graus em banho-maria por 20 a 30 minutos, depende do forno.

Depois de assado aguardar uns minutos para desenformar.

 

Rendimento: 2 porções

Tempo de Preparo: 15 minutos

Dificuldade: fácil

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VAMOS FALAR DE NUTRIÇÃO?

 

COMO PREVENIR A OBESIDADE INFANTIL?

 

A obesidade infantil é um cuidado a ser tratado como um todo, que vai desde a gestação, passa pelos meses iniciais, pelos anos iniciais, infância até a adolescência.

Alguns pilares sustentam esses cuidados na infância: a prática de exercícios físicos, sono adequado, bons hábitos familiares  e estilo de vida da família como um todo.

Gestação - Os cuidados na gestação previnem que a criança nasça abaixo ou acima do peso. Daí a importância das mães praticarem exercícios físicos e ter uma alimentação adequada para que o bebê nasça saudável e a mãe evitar o diabetes gestacional.

Leite materno - O leite materno tem importância fundamental no processo de saúde do bebê, é o alimento mais completo que existe, por isso é recomendado como único alimento do bebê até os 6 meses de idade.

A amamentação também previne a obesidade pois desenvolve reguladores de apetite e o bebê reconhece a sensação de saciedade.

Cuidados com a alimentação - Outra forma de prevenção à obesidade é a família toda cuidar da alimentação, como preparar as refeições em casa, ter frutas variadas, alimentos in natura, legumes, carnes magras, evitar o excesso de comidas, gorduras, açucares e alimentos industrializados, fast food.

Menos tela, mais movimento - Outra questão são as telas... menos telas, mais movimento... a TV, os celulares, os games fazem com que as crianças fiquem sedentárias.

Exercício físico - É importante convidar as crianças a caminhar, andar de bicicleta, correr, pular, jogar futebol, ou praticar outros esportes. Essa prática de exercícios deve ser prazerosa para a criança, para estimulá-la em seu desenvolvimento. Os gastos energéticos são necessários para evitar a obesidade infantil.

Sono de qualidade - O sono é um outro pilar importante, é importante que a criança tenha o mínimo de horas e para isso alguns hábitos contribuem para relaxar, reduzir o stress e melhorar a qualidade do sono como, tomar um banho morno antes de dormir, um chá, deixar os ambientes menos iluminados e manter distância dos equipamentos eletrônicos antes do sono.

Hábitos saudáveis - Quando pais e mães, num todo a família, adotam hábitos saudáveis, a criança entra no mesmo ritmo e toma como hábito essa rotina, garantindo um estilo de vida mais saudável.

A obesidade infantil é uma doença séria e precisa ser tratada como tal, por profissionais da saúde: pediatra, nutricionista, psicólogo e todo o apoio familiar, a fim de que a criança se desenvolva de saudavelmente.


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