sábado, 22 de junho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
17/05/2024 13h53

Dura: Vereador Gladson da Silva e voluntários ajudando o RS aparecem como destaques na coluna desta sexta-feira, 17

Semanalmente, às sextas-feiras, Haroldo Silva, o 'Dura' traz suas análises de política ao HC Notícias. Confira!
Dura: Vereador Gladson da Silva e voluntários ajudando o RS aparecem como destaques na coluna desta sexta-feira, 17

COLUNA POLITICANDO

PÓS-TRAGÉDIA

Volto a escrever sobre a tragédia que está assolando o Rio Grande do Sul. Foram tantos os apoios, e continuam sendo, para tentar amenizar o sofrimento de milhares de pessoas. Porém, hão de concordar: o primeiro impacto está sendo vencido a cada dia, a cada gesto, mas o pós-tragédia está por vir. E vem forte, doloroso e solitário. A recuperação é mais cruel e demorada. A reconstrução custa caro e é dolorosa; tem quem se safa bem, mas quem não tem só resta esperar. Mais uma vez, que Deus não os abandone. Agora, o sofrimento se tornará realidade de fato. A dor é sentida em tudo que toca e em tudo que vê.


UNIÃO DE FORÇAS


Queira ou não, goste ou não, o Governo Federal começou a agir, como deve ser, juntamente com os governos estaduais, o judiciário, bem como o Congresso Nacional. Agora, como dizia minha avó, o negócio é com vocês. Dinheiro internacional, doações financeiras e agilidade do governo federal são demonstrações claras de que o Rio Grande do Sul não ficará desamparado. É o mínimo que se espera que aconteça. O primeiro momento foi para salvar as pessoas; agora é a reconstrução. A hora é de união!


TUBARÃO ADOTA TRIUNFO


O prefeito Jairo Cascaes reuniu a imprensa na tarde de quarta-feira e comunicou juntamente com seu secretariado que a cidade de Tubarão adotará a cidade de Triunfo do RS. Triunfo é uma cidade de 30 mil habitantes e está sofrendo muito com as cheias que duram mais de 15 dias. O prefeito Jairo e o prefeito da cidade de Triunfo se encontraram nesta quinta-feira na cidade gaúcha para selar a parceria. Decisão acertada e solidária, agora de forma oficial, da cidade de Tubarão adotando a cidade gaúcha. Ótima iniciativa.
 

PUBLICIDADE

ESPECULAÇÕES POLÍTICAS


Falando em eleição e com poucas informações sobre o quadro político local, de vez em quando aparece uma nota aqui, outra ali. O silêncio está sendo a tática no momento. Ninguém fala nada, ou se alguém fala, fala pouco. Por exemplo, percebe-se que o PL, do pré-candidato, o deputado Soratto, está com olhar novamente para o MDB. Tem uma ala dentro do PL que está alimentando essa aproximação devido ao desencontro que aconteceu em Criciúma. De lá para cá, PL e PSD se distanciaram muito, e os reflexos estão sendo sentidos em várias regiões, inclusive na capital e em Tubarão.


MAIS DIÁLOGOS


Devido a essa movimentação entre PSDB e MDB, tornou-se viável a volta de uma possível conversa com o PL, formando assim uma possível tríplice aliança. Especulação primeira. Outra ala mais moderada dentro dos liberais deseja a aproximação com o União Brasil, que formou um bom quadro de candidatos a vereador e tem como seu líder local o ex-secretário e ex-progressista Deka May. Esta ala moderada dentro do PL vai tentar se movimentar neste sentido. Não deixa de ser interessante essa articulação.


OUTRA CORRENTE


Porém, a corrente mais forte, e que ganha força dentro dos liberais, é a chapa pura. Os indicativos internos dão conta de que a chapa pura é uma movimentação real caso essas possibilidades não deem resultado esperado. Com isso, especula-se também que o PSD já busca o plano B, que é voltar para o ninho progressista. Por enquanto, especulação, mas as falas políticas na rua são que podem virar realidade. Por enquanto, cada partido rema conforme a maré. Um dia mais forte, outro dia mais fraco. É a pura verdade.


ONDA DO PL


Por falar em chapa pura dentro do PL, a onda 22 poderá pegar em todo o estado. Em Joinville já está acontecendo. O pré-candidato do partido, deputado Sargento Lima, já anunciou sua possível vice na chapa que é do quadro dos liberais. Se a moda pega, automaticamente poderá acontecer em outras cidades. Não duvide. Afinal, o número 22 nas costas tem lá seu peso eleitoral. Quem quiser compor a conversa é mais embaixo e direta.


NOME NOVO


Curiosidade apenas. Surge um nome forte e respeitado no meio da saúde de Tubarão que há muito tempo tem participação na política discretamente. Seu nome foi ventilado por um grupo dentro do PL apenas como teste e aceitação do nome. O resultado foi positivo, e o nome do médico Dr. Lawrence passou de uma simples especulação para uma movimentação mais forte e real. Porém, somente com a possibilidade de uma chapa pura que ainda não é consenso dentro da sigla no momento. Dr. Lawrence é um nome novo e interessante para compor, se necessário.


O XADREZ DO PSD


Corre nos bastidores que o PSD, hoje presidido pelo empresário Luciano Menezes, está se aproximando a passos largos em conversas preliminares entre os progressistas e o União Brasil. Salutar, uma vez que o momento é de diálogos em todos os sentidos. O problema é que o presidente do PSD quer participar na majoritária. Porém, tem o vereador Denis Matiola, que também está buscando o mesmo espaço, mas pouco se vê o nobre vereador nestas articulações. Será que o jogo dentro do PSD está sendo jogado por apenas um jogador? Muito estranha essa movimentação política no presente. 

PUBLICIDADE


DESTAQUE DA COLUNA


Hoje a coluna destaca o meu amigo pré-candidato a vereador Gladson da Silva. Gladson tem aparecido nos bairros da cidade azul conversando com amigos, se colocando à disposição para concorrer a uma vaga na Câmara nesta eleição. Gladson tem perfil e conhece bem as necessidades da cidade. Ele é casado, pai de 2 filhos, pastor e policial em Tubarão. Um nome que merece um olhar diferenciado.


DÁ PARA FAZER A DIFERENÇA


Voluntários catarinenses estão no RS prestando um serviço à causa animal, que também está sofrendo com as enchentes que assolam o estado. É um grupo de resgate que forma um coletivo de voluntários catarinenses e do RS dedicados a salvar vidas animais em situações de emergência e desastres naturais. O grupo é composto por médicos veterinários, civis e diversas ONGs comprometidas com a causa. Doações financeiras podem ser feitas para o CNPJ da SOLPRA 04.447.433/0001-40. "Juntos, podemos fazer a diferença salvando muitas vidas no Rio Grande do Sul", salienta um dos coordenadores, Dener Vieira.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.