POLITICANDO
HERANÇA DE DÍVIDAS
O sucessor do atual prefeito municipal de nossa cidade, a ser escolhido nas próximas eleições, deverá herdar uma dívida considerável e comprometedora para o orçamento do Município. O empréstimo do Finisa é um dos itens, cujo valor, hoje está em 132 milhões, ou seja, a dívida deverá ser quitada pela população. No final do período de 8 anos de pagamento, somados os encargos financeiros, teremos um valor aproximado de 230 milhões de reais. Dívida do Município de Tubarão.
DÍVIDAS DE HERANÇA
Além dessa dívida, a ser quitada com o dinheiro do contribuinte tubaronense, deve vir também a cobrança do dinheiro tomado dos bancos, leasing (ISS), dívida contraída no ano de 2003 até 2018. A procuradoria do município está contabilizando o total, que deve passar dos 100 milhões, e que mais uma vez a população vai ter que arcar. Essa dívida ainda não foi parcelada e só será se os bancos assim desejarem. Tempestades pela frente e uma herança maldita que não tem volta.
ENDIVIDAMENTO
O certo é que o próximo prefeito municipal de Tubarão terá que enfrentar um enorme endividamento, deixado pelas administrações anteriores, e isso pode sim comprometer seriamente o futuro de nossa cidade, já que boa parte das arrecadações futuras deverá ser utilizada para quitar a terrível herança. Como a prefeitura perdeu em todas as instâncias, o que resta apenas é a bondade dos bancos em querer aceitar o parcelamento ou outro jeito de receber, seria raspar as contas ativas da prefeitura. Essa possibilidade, eu acho que não vai acontecer.
PT E PSB
Dirigentes do PT e do PSB estão fazendo uma força-tarefa para reeditar, no maior número possível de cidades, a dobradinha Lula/Alckmin que venceu a eleição presidencial de 2022. Aqui no Sul, esse esforço pode ser notado em algumas cidades, como Tubarão, Capivari de Baixo e Garopaba, onde a aliança já está definida. Ainda restam dois desafios para os dirigentes estaduais: Criciúma e Imbituba.
CRICIÚMA E IMBITUBA
A ideia dos dirigentes estaduais é reforço mútuo. O PSB pode estar na chapa de Arlindo Rocha, ex-prefeito de Maracajá, que concorrerá em Criciúma pelo PT; em contrapartida, os socialistas querem a adesão do PT para manter o comando em Imbituba, a maior cidade administrada pelo PT no Estado. As conversas com certeza irão até as convenções, como todos os partidos.
CENTRO DE INOVAÇÃO
O centro de inovação está sendo o "calcanhar de Aquiles" agora do município porque o mesmo já recebeu a obra do estado. Por isso, passou a ser um equipamento municipal. O dinheiro novo estará ali futuramente. Só não entendi até agora o porquê do desinteresse para terminar a referida obra. A empresa Sigma, que compõe as três entidades para administrar esse complexo tecnológico, está à espera para começar o trabalho proposto. O melhor é não olhar para trás e seguir em frente. Senão, vai demorar uma eternidade para ser utilizada. Enquanto isso, Criciúma mais uma vez sai na frente. Inaugurou o seu centro de inovação semana passada. Só um alerta.
DEPUTADO PEPÊ COLLAÇO
Estarei conversando neste sábado no meu programa na Tuba FM, a partir das 10h, com o deputado Pepê Collaço do PROGRESSISTAS. Desde quando assumiu seu mandato, eu não tenho falado com o deputado sobre vários assuntos. Neste sábado, falaremos e iremos avaliar seu primeiro ano de mandato. Imperdível, com certeza, conversa em pleno ano eleitoral.
BEM UNIDOS
Tempo de eleição acontece de tudo... Divulga-se até fake news. Em Capivari, circularam alguns rumores de que a pré-candidata a prefeita da cidade, que hoje ocupa uma cadeira no legislativo, Bia Alves, não seria vice de nenhum outro candidato, e que, talvez, pudesse até mesmo sair em chapa pura com o seu partido, o PODEMOS. Mas a união de Expedito e Bia é invejável entre os outros candidatos por ser uma coligação forte e que traz dificuldades para os outros que irão concorrer ao Executivo nesta eleição.
FOFOCAS DE PLANTÃO
Em conversa deste colunista com o pré-candidato do REPUBLICANOS, Expedito Michels, ele esclarece que não quer briga com ninguém, pode sim ser vice de Bia Alves. Não vê problema algum. O que preocupa a todos são essas invenções plantadas no dia a dia da política local, no caso Capivari de Baixo. Afinal, a quem interessa publicar essa fake news?
SÓ FOTO
Aquilo que venho escrevendo sobre o presente do PSDB. Pela foto apresentada, poucos ou quase ninguém foi candidato em outras eleições. Porém, nomearam na maioria nomes que não participaram da última eleição e muitos nunca participaram de uma eleição. É bom lembrar que o coeficiente eleitoral pode chegar perto dos 4 mil votos. Entendo que vai ser difícil eleger um vereador pela nominata nada expressiva apresentada. É a pura verdade. Em 2020, a nominata era bem mais forte.