terça, 21 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
22/04/2024 21h48

Meteoro atravessa céu de SC durante chuva de Líridas

O caso ocorreu em um “momento curioso”, pois, apesar de estarmos em um período de maior atividade da chuva de meteoros Líridas, o bólido não faz parte desse grupo.
Meteoro atravessa céu de SC durante chuva de Líridas

Um meteoro foi flagrado atravessando os céus de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina, na noite de domingo (21). O fenômeno é classificado como “bólido”.

PUBLICIDADE

Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que registrou o fenômeno astronômico, o caso ocorreu em um “momento curioso”, pois, apesar de estarmos em um período de maior atividade da chuva de meteoros Líridas, o bólido não faz parte desse grupo.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a Bramon, a constelação de Lira, de onde os Líridas surgem, ainda não havia surgido no céu no momento em que o bólido foi avistado.

 

A observação dos Líridas, segundo a rede, foi prejudicada pela presença da Lua em sua fase cheia, com registro de brilho intenso.

 

Os picos de melhor visualização acontecem entre domingo e terça-feira (23). Podendo ser observado a olho nu, o fenômeno será visto da melhor forma por moradores do interior do Estado. A população nos centros urbanos também consegue ver os meteoros, porém, com menor intensidade.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.