O Apple Vision Pro foi utilizado por um médico catarinense para realizar uma cirurgia de artroscopia no ombro de um paciente. O ortopedista Bruno Gobbato, do Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul, utilizou o headset de realidade mista para o procedimento cirúrgico no ombro de uma paciente com uma ruptura de manguito rotador.
Como explicou Gobbato, esse tipo de cirurgia depende de uma câmera dentro da articulação para orientar o cirurgião. Geralmente é utilizada uma tela para visualizar essas imagens, mas o médico brasileiro resolveu contar com o auxílio do Vision Pro.
“A cirurgia de artroscopia de ombro utiliza uma câmera dentro da articulação e os cirurgiões realizam esta cirurgia olhando diretamente numa tela. Com este aparelho, foi possível colocar a tela em tamanho de cinema com alta resolução, além de poder contar com os exames do paciente e modelos 3D em tempo real.”
Bruno Gobbato, ortopedista do Hospital Jaraguá.
O médico disse que o alcance dinâmico da câmera do aparelho o ajudou a enxergar melhor as áreas do ombro, isso porque geralmente as luzes cirúrgicas dificultam a visualização, deixando algumas áreas muito escuras. No entanto, o Vision Pro não teve esse problema.
Além do dispositivo da Apple, o ortopedista também já usou o HoloLens (da Microsoft) para fazer cirurgias usando realidade aumentada e a presença virtual de médicos na sala de cirurgia.