domingo, 26 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
29/03/2024 13h28

Coluna de Cláudia Levandoski: pão de queijo light

Cláudia possui uma coluna de nutrição na edição impressa do HC Notícias. Nesta semana, ela compartilha seus conhecimentos também com os leitores do Portal HC
Coluna de Cláudia Levandoski: pão de queijo light
PÃO DE QUEIJO LIGHT


O pãozinho de queijo é sempre um queridinho de crianças, jovens, adultos e idosos... e dá de comer um pãozinho de queijo sem aditivos, sem corantes, sem açúcar. Há variadas maneiras de se fazer, uns usam leite, outros água, água e leite, a gordura a margarina, a manteiga, a banha, o óleo, o azeite. Optei pela água e pelo azeite de oliva, por ser o mais saudável. Usei o queijo minas frescal light e aprovei, ficou delicioso. Vai um pãozinho de queijo aí?


Para essa receita vamos precisar de:


3 colheres (sopa) de água

3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem (7,6 ml)

1 ovo

1 xícara (95g) de polvilho azedo

½ xícara (chá) de queijo minas frescal light ralado

½ xícara (chá) (90g) de queijo parmesão ralado fino

1 colher (chá) de fermento em pó

PUBLICIDADE

Modo de Preparo:


Misture o polvilho, sal a gosto e os queijos no processador.

Adicione o ovo e pulse novamente.

Coloque a massa numa tigela e adicione o azeite e a água.

Amasse bem a massa até ficar bem homogênea e atingir o ponto de enrolar, acrescente o fermento em pó.

Faça as bolinhas e asse por 30 minutos à 200ºC – em forminhas de cupcake.

Tempo de Preparo: 10 minutos + 30 minutos de forno = 40 minutos. Rendimento: 6 porções (para mais dobre a quantia da massa) Dificuldade: fácil

PUBLICIDADE
VAMOS FALAR DE NUTRIÇÃO?


LEITE VEGETAL, DIFERENTES TIPOS E BENEFÍCIOS


Muito se vê o leite vegetal em prateleiras de supermercados, muitas pessoas adotam seu consumo mesmo sem ter intolerância ao leite animal, adotam por ser uma bebida saudável e nutritiva. O que é um leite vegetal? É uma bebida aquosa extraída de sementes, grãos, frutas, leguminosas, coco, aveia, amêndoas e outras. Encontra-se as bebidas na versão em pó e prontas para beber. O leite vegetal oferece alternativas aos produtos lácteos para segue dieta vegetariana ou vegana, ou por àqueles que tem intolerância à lactose, alergia ao leite ou que buscam simplesmente diversificar sua dieta. Muitas pessoas que possuem intolerância à lactose adotam o leite vegetal por não conter a lactose na composição e são excelentes opções para essa finalidade. Outro motivo para buscar o consumo do leite vegetal é a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), essa alergia é uma reação imune anormal a essas proteínas, pode ocorrer devido à interação de uma ou mais proteínas do leite e um ou mais mecanismos imunológicos e resultam em reações imediatas como: cutâneas, gastrointestinais, cardiovasculares, respiratórias, até mesmo anafiláticas. A caseína é a principal proteína do leite de vaca, é uma das proteínas que pode causar alergia, apesar de o leite de vaca ter mais de 20 proteínas. Um estudo da Food Research International, mostra que a alergia à proteína do leite de vaca é muito comum apresentar-se em crianças até os 3 anos de vida, é uma alergia muito disseminada nessa idade. Outras crianças aumentam a alergenicidade por volta dos 5-6 anos de idade, e o número pode aumentar aos 16 anos. O leite vegetal ganha espaço no veganismo e vegetarianismo também. É uma substituição saudável para quem quer manter uma dieta rica em nutrientes.


PERFIL NUTRICIONAL O leite vegetal varia na composição nutricional dependendo da matéria-prima utilizada na sua produção e dos nutrientes que são adicionados para enriquecer a bebida, o leite de vaca é naturalmente enriquecido de proteínas de alto valor biológico, cálcio, vitamina D, vitamina B12 e outros minerais.


QUAIS OS TIPOS DE LEITE VEGETAIS MAIS CONHECIDOS Leite de soja Leite de amêndoa Leite de aveia Leite de arroz Leite de castanha de caju Leite de castanha-do-pará Leite de coco


COMO ESCOLHER O MELHOR LEITE VEGETAL? Substituição do leite de vaca pelo leite vegetal Quando é feita para suprir necessidades nutricionais de um pelo outro, essa escolha deve ser avaliada individualmente em cada caso. Quando o leite vegetal for uma forma de acrescentar a bebida a uma dieta alimentar equilibrada e estabelecida – deve-se atentar ao sabor e à consistência, e atenção especial nos componentes do leite. Um profissional Nutricionista pode indicar a melhor opção com base no estado geral de saúde e no gosto pessoal, adicionando outros alimentos e/ou suplementos para um equilíbrio de nutrientes.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.