quinta, 23 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
24/03/2024 21h55

Como eram os atendimentos no dia da enchente de 1974

Doentes vinham de helicópteros, que pousavam e decolavam no pátio da catedral e depois eram levados de barco para o hospital
Como eram os atendimentos no dia da enchente de 1974
Muitos dos casos de atendimento foram decorrentes de cortes pelo corpo, nos pés, por andarem na água e na lama sem proteção. Os casos de resfriados e pneumonias aumentaram. Casos de depressão e neuroses foram abundantes. Um reforço de soro antitetânico foi trazido para o hospital. Embora tivesse a preocupação quanto a casos de leptospirose, eles não ocorreram.


No HNSC a água afetou os setores de Emergência, setor de Arquivo, Manutenção, Lavanderia e a Caldeira, que ficaram submersos. Alguns equipamentos foram levados para os andares de cima (o que foi possível).


Um fato interessante é que os doentes vinham de helicópteros, que pousavam e decolavam no pátio da catedral e depois eram levados de barco para o hospital.

PUBLICIDADE

Nesse período as clausuras que moravam as Irmãs foram abertas para abrigar médicos, funcionários e suas famílias, já que as enfermarias ficaram superlotadas de desabrigados.


Durante a enchente foi necessário instalar no hospital um gerador de 90kwa. Com a falta de energia na cidade, os médicos e anestesistas de plantão eram chamados por aparelhos walkie-talkie.

PUBLICIDADE
Toda comunidade religiosa se envolveu e as Irmãs da Divina Providência, da Província de Florianópolis, enviaram para o hospital equipes de Religiosas para ajudar juntamente com roupas e alimentos para os funcionários e os familiares desabrigados. 

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.