domingo, 19 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
24/03/2024 19h30

50 anos da enchente: a mulher que quase ganhou o nome de 'Enchentina'

Adriana Texeira Fernandes quase ganhou nome inusitado por causa da tragédia que marcou Tubarão
50 anos da enchente: a mulher que quase ganhou o nome de 'Enchentina'
Uma das pessoas que nasceu naquela semana foi a tubnaronense Adriana Texeira Fernandes, 49. Ela nasceu no dia 26 de março de 1974 e conta que crescer sabendo que nasceu naquele período foi um fato marcante. "A cada aniversário comemorado, a roda de conversa era sempre sobre a enchente. Nesses debates, falava-se sobre o dia que minha mãe foi para o hospital, em meio à chuva e muita água", conta. 


"Meu pai contava, com muito orgulho, que foi levar minha mãe em meio à água e lodo. Nesses aniversários, era lembrado também sobre a moça na maternidade que perdeu seu bebê pela falta de oxigênio. Essa história sempre me encorajou. 'Você é uma vencedora'', me diziam.

PUBLICIDADE

Para Adriana, a enchente de 1974 é um fato que mudou todo o decorrer da sua vida. "Fez com que eu crescesse com coragem. Sou impulsionada pelo fato de ter nascido em uma época de luta, pois me considero corajosa, guerreira e audaciosa", acrescenta. 


Mas há uma história curiosa e até engraçada que ronda o seu registro após o nascimento. "Minha avó paterna falou: 'Por que não colocamos o nome dela de Enchentina?". Mas Adriana prefere pensar que foi uma brincadeira. "Já pensou ser chamada de Enchentina?".


PUBLICIDADE
Ela repete histórias que lhe contaram sobre detalhes do dia em que nasceu. "Os hospitais não tinham energia elétrica, o atendimento estava precário e os funcionários estavam nervosos, pois suas casas estavam enchendo e não podiam sair dali". 


Mas tirando esse trauma, Adriana consegue ter uma perspectiva positiva para o futuro de Tubarão. "Desejo para os próximos anos um município mais que azul, límpido e claro, pois nossas gerações atuais precisam desse respiro e sossego", conclui.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.