O recorde anterior pertencia a um fruto de 16,2 g também encontrado na Austrária, em 2020.
Cultivado por Brad Hocking, Jessica Scalzo e Marie-France Courtois, ele foi colhido em uma fazenda de frutas vermelhas em Corindi, na província de Nova Gales do Sul. Os horticultores trabalham para o Costa Group, uma empresa especializada em frutos transgênicos – aqueles geneticamente modificados.
Demorando um ano até chegar em seu tamanho, ele é da variedade "Eterna", uma das últimas lançadas pelo Programa de Melhoramento de Variedades (VIP, na sigla em inglês) da companhia.
De acordo com Hocking, dias antes da colheita, o tamanho da fruta já estava "progredindo muito bem". Mas foi só na manhã da colheita que ele percebeu que estava diante de algo mais. "Esta realmente é uma peça de fruta encantadora.
Embora a fruta seja grande, não há absolutamente nenhuma compensação na qualidade ou no sabor, como seria de esperar ao desenvolver uma variedade de mirtilo premium" disse ele, em nota.
Nelas, existe uma avaliação e pesquisa sobre novas variedades que sejam adequadas para diversas condições de crescimento em todo o mundo – o que possibilita a colheita de frutas de tamanho ampliado.