terça, 21 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Variedades
20/02/2024 12h31

Teste portátil para câncer de mama usa saliva e resultado sai em 5 segundos

O funcionamento do biossensor se dá através dessas tiras de papel, tratadas com anticorpos específicos que reagem com os biomarcadores do câncer
Teste portátil para câncer de mama usa saliva e resultado sai em 5 segundos
E se fosse possível detectar câncer de mama com um teste feito apenas com uma amostra de saliva em vez de uma mamografia? Um novo dispositivo portátil criado por cientistas da Universidade da Flórida e da Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung em Taiwan promete essa tecnologia.


Esse aparelho, do tamanho aproximado de uma mão, consegue fornecer os resultados em apenas cinco segundos. E o melhor de tudo: é econômico! Ele utiliza tiras de teste de glicose, que são acessíveis e baratas.


O funcionamento do biossensor se dá através dessas tiras de papel, tratadas com anticorpos específicos que reagem com os biomarcadores do câncer. Quando uma gota de saliva é colocada na tira, pulsos de eletricidade são enviados para os pontos de contato elétrico no dispositivo biossensor.

PUBLICIDADE

Os testes identificaram quem tinha câncer


Durante a pesquisa, especialistas fizeram amostras do uso do aparelho em três grupos .


No primeiro grupo estavam pessoas sem câncer, no segundo grupo estavam pessoas com câncer, mas que não havia se espalhado, e no terceiro grupo estavam pessoas com câncer de mama que havia se espalhado para outras partes do corpo.


Os testes conseguiram diferenciar quais pacientes tinham câncer de mama e quais não tinham. Tudo isso depois de apenas cinco segundos.


Esse aparelho pode ser crucial em áreas remotas sem acesso a exames tradicionais.


“Criamos uma técnica que tem o potencial de ajudar pessoas em todo o mundo”, celebrou a autora do estudo e estudante de doutorado da Universidade da Flórida, Hsiao-Hsuan Wan.


“Em muitos lugares, especialmente nos países em desenvolvimento, tecnologias avançadas como a ressonância magnética para testes de câncer da mama podem não ser disponíveis ainda”, completou.

PUBLICIDADE

Acessível para a população


O objetivo é que o teste seja de fácil acesso à população, para que possam monitorar ativamente a saúde e identificar potenciais indicadores de câncer nos estágios iniciais.


Agora, os pesquisadores estão à procura de parcerias com empresas para a produção e comercialização do aparelho.


Talvez só demore para que esteja disponível aos pacientes, pois precisa da aprovação de alguns órgãos reguladores, e isso pode levar um tempinho.


Com informações de: Só Notícia Boa.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.