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02/02/2024 13h36

Coluna de Cláudia Levandoski: aprenda como fazer uma torta de frango saudável

Cláudia possui uma coluna de nutrição na edição impressa do HC Notícias. Nesta semana, ela compartilha seus conhecimentos com os leitores do Portal HC
Coluna de Cláudia Levandoski: aprenda como fazer uma torta de frango saudável

Torta de frango saudável para as lancheiras infantis


Rendimento: 8 tortinhas 

Tempo de Preparo: 30 minutos 

Dificuldade: Fácil


Torta de frango versátil, prática e para um lanchinho saudável, levar para a escola também é uma aliada. O frango, quando bem preparado em um prato, é uma ótima proteína e tem um alto valor biológico, pois contém aminoácidos essenciais que precisamos obter através da alimentação. Rico em vitamina B12 e outras do complexo B, além de vitamina E, minerais como selênio, potássio, ferro, zinco e outros. O melhor preparo para o frango é cozido, refogado ou grelhado (assado), sendo importante uma dieta que não contenha somente frango, pois nosso organismo precisa de variados nutrientes. É necessário consumir outras fontes de proteínas e outros alimentos, para que sua refeição seja mais saudável. Essa receitinha vale a pena fazer! Parece empadinha... hummmm, mas sem gorduras.


Para essa receita você vai precisar de:


1 Filé de peito de frango desfiado cozido no sal / ou outro recheio de sua preferência.

3 ovos

6 colheres (sopa) de farinha de aveia integral

4 colheres (sopa) de leite desnatado

sal

1 colher (chá) de fermento em pó

Queijo parmesão ralado.


Modo de Preparo:


Em forminhas colocar o frango desfiado.

bater no liquidificador demais ingredientes, menos o fermento.

O fermento colocar por último e bater somente para misturar, rapidamente.

Essa mistura que foi feita dos ingredientes no liquidificador, cobrir o frango nas forminhas de pão de queijo ou cupcake.

Salpicar o queijo parmesão e levar para assar na airfryer por 20 minutos ou em forno tradicional.

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VAMOS FALAR DE NUTRIÇÃO?


Benefícios das vitaminas para crianças 


Muitas vezes, as crianças apresentam baixa ingestão de nutrientes importantes para o crescimento e saúde delas, e isso acontece por diversos motivos. Um deles é porque os pequenos não aceitam alimentos naturais (e ricos em vitaminas e minerais), como verduras, frutas e legumes. Ainda, algumas crianças encaram a refeição como um momento chato, que interrompe a brincadeira. Outras sofrem influência de um padrão alimentar pobre em nutrientes (que pode ser dos pais, amigos, avós, televisão), que interfere diretamente nas escolhas alimentares da criança. Acompanhe os benefícios de 10 minerais e vitaminas para criança:


Importância da vitamina D para crianças 


A vitamina D está relacionada não somente ao desenvolvimento e à manutenção da saúde óssea, mas também à redução do risco de inflamação, obesidade e diabetes, além de aumentar a imunidade. Ainda, níveis normais de vitamina D melhoram a absorção do cálcio e, por essa razão, durante a infância, a deficiência dessa vitamina pode causar retardo do crescimento, anormalidades ósseas e aumento do risco de fraturas na vida adulta. Vale citar que os alimentos que são fontes de vitamina D fornecem baixas quantidades e são de difícil aceitação pelas crianças, como o salmão, atum e cogumelos. Como, atualmente, as crianças se expõem ao sol cada vez menos, observa-se, ano após ano, o aumento da incidência de carência nutricional de vitamina D, já que o corpo é estimulado a produzir vitamina D quando exposto ao sol.

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Importância da vitamina C para crianças 


A vitamina C é um dos micronutrientes mais estudados. Os humanos são incapazes de sintetizar a vitamina C endogenamente, por isso é um componente essencial na dieta e suplementação, e sua principal e mais conhecida função está relacionada à imunidade. Por participar também da formação de colágeno, sua carência pode causar dificuldade de cicatrização. Apesar da sua atividade nos tecidos, as maiores concentrações da vitamina são encontradas no tecido cerebral. A vitamina C existente no cérebro é conhecida por interagir sinergicamente com as vitaminas do complexo B na manutenção de diversos mecanismos e desempenho da função cognitiva. Além disso, a vitamina C auxilia: no metabolismo energético; na regeneração da forma reduzida da vitamina E; no metabolismo de proteínas e gorduras; na absorção de ferro dos alimentos; no funcionamento do sistema imune. Alimentos ricos em Vitamina C, para ter em casa: Suco de laranja natural, acerola, Mamão papaia, Kiwi, Goiaba vermelha, Limão, Mexerica.

Importância da vitamina B2 para crianças 


Vitamina do complexo B, relacionada ao metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas. Sem ela, a vitamina B6 e o ácido fólico são incapazes de se transformar em suas formas ativas para exercerem suas ações. Sua deficiência, além de ocasionar manifestações físicas, como pele seca e problemas visuais, pode também interferir na absorção do ferro. Sua forma ativa chama-se riboflavina-5-fosfato. Alimentos para consumir, ricos em Vitamina B2: Salmão. O salmão é um peixe altamente nutritivo, principalmente quando se trata da vitamina B2, Cogumelo, Ovo, Espinafre, Queijo, Soja, Ervilha, Nozes. (Fonte: https://www.essentialnutrition.com.br)


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