Crianças com deficiências e condições raras agora podem ter bonecas que as representam. A ideia é da artesã e empreendedora americana Amy Jandrisevits, que produz os brinquedos com características personalizadas. O objetivo é que os pequenos se identifiquem e se orgulhem de serem exatamente como são.
Desde pintinhas pelo corpo até a ausência de membros -- tudo pode ser personalizado nos bonecos de acordo com cada criança. Amy teve a ideia quando ainda trabalhava como assistente social em um hospital de oncologia pediátrica. Na época, ela começou a produzir as bonecas para utilizá-las em seus atendimentos.
Quando percebeu que era grande a demanda pelos bonecos, Amy passou a se dedicar totalmente ao negócio, que batizou de “A Doll Like Me” (em português, “Uma boneca como eu”). A página da empresa no Facebook exibe uma série de imagens das bonecas já produzidas e vem conquistando a internet.
“As bonecas são uma maneira tangível de compartilhar gentileza e demonstrar aceitação. Essas crianças são perfeitas do jeito que são!”, afirma ela em sua página no Facebook. “Sinto-me humilde, grata e animada a continuar costurando para que as crianças possam olhar para o doce rosto de uma boneca e ver a sua própria imagem”. Inspirador, né?