Após uma série de publicações feitas por Nunzio Bevilacqua, um cidadão italiano, envolvendo cidades da região e instituições locais, incluindo Pedras Grandes, o prefeito Agnaldo Felipe informou que acionou a Polícia Federal, o Ministério da Justiça e as embaixadas do Brasil na Itália e da Itália no Brasil. O objetivo é desmentir as acusações consideradas falsas e buscar providências cabíveis.
A Diocese de Tubarão também se manifestou, emitindo uma nota em defesa do padre Nivaldo, citado nas matérias do italiano: "Acreditamos na lisura do padre Nivaldo Ceron em relação ao teor dar notícias veiculadas". O prefeito destacou que a situação foi levada às autoridades competentes e que o município busca garantir o direito de resposta e a reparação de eventuais danos à imagem da cidade.
O caso envolve, segundo o prefeito, uma situação particular de um advogado italiano que acabou associando, de forma indevida, o nome de Pedras Grandes e de outras localidades e instituições da região. A prefeitura reforça que não há qualquer relação oficial do município com o processo mencionado pelo italiano.