Uma mulher de 24 anos foi presa por perseguir um dentista em Itajaí, no Litoral Norte, e o ameaçava de morte caso ele não ficasse com ela. Ela o conheceu durante uma consulta para tratamento odontológico em 2019, quando o crime começou. "Não houve relacionamento amoroso com ninguém, só contato profissional", disse o delegado Ícaro Malveira.
Além do profissional, a namorada dele também era perseguida pela mulher. Conforme a Polícia Civil, ela também é suspeita de injúria e ameaça contra o casal. "Chamava de monstro, vagabunda, ameaçava de morte caso não ficasse com ela", explicou o delegado.
A mulher foi presa preventivamente na casa em que mora com a mãe e o padrasto no Morro do Matadouro na segunda-feira (3). Conforme o delegado, ela já estava sendo processada pelos crimes e descumpriu medidas cautelares determinadas pelo Poder Judiciário.
Em 2024, um termo circunstanciado foi lavrado contra ela por conta das ameaças. No processo, ela foi proibida de se aproximar das vítima e manter contato com elas ou mencioná-las. No entanto, nos últimos meses ela desrespeitou as determinações e intensificou as perseguições.
A lei que inclui no Código Penal o crime de perseguição, conhecido também como "stalking", é recente e foi sancionada em 2021.