A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Capivari de Baixo, com apoio das delegacias de Sangão e Itajaí e da Divisão de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), deflagrou, no dia 14 de janeiro, a segunda fase da operação “Carreta Pirata” em Tubarão, Sangão, Itajaí e Guarapuava (PR). A operação visa combater o furto de caminhões e resultou na prisão preventiva de cinco pessoas e na apreensão de materiais relevantes para a investigação.
Veja o vídeo com a explicação da operação:
A operação é um desdobramento de um caso iniciado em 22 de novembro de 2023, quando um semirreboque avaliado em R$ 130 mil foi roubado de uma empresa. A investigação levou à identificação de um dos autores do crime, e um mandado de prisão preventiva foi cumprido. Em fevereiro de 2024, a primeira fase da operação resultou na prisão de um dos criminosos.
A partir de novas evidências, a polícia identificou uma quadrilha especializada em furtos de caminhões, que operava no Sul de Santa Catarina. Quatro pessoas foram identificadas como membros da associação criminosa, com funções específicas, e os veículos furtados eram enviados ao Paraguai. Além disso, um receptador paraguaio foi identificado em Itajaí.
Com base nas provas coletadas, a Justiça autorizou a prisão preventiva dos envolvidos, além de mandados de busca e apreensão. Durante a operação, um dos suspeitos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.