O furto de hidrômetros se tornou uma prática alarmante em Florianópolis e região metropolitana. Os criminosos têm visado os equipamentos para vender o cobre contido neles, causando prejuízos a moradores e comerciantes.
Segundo a Casan, somente nos primeiros dias de janeiro, já foram registrados 138 furtos no Estado, sendo 88 na Capital. Nos últimos dois meses, o número chegou a 498, com maior concentração em Florianópolis, São José e Biguaçu. Empresários da região central têm relatado dificuldades. O comerciante Daniel Bueno, por exemplo, colou um bilhete no hidrômetro da sua empresa: "Por favor! Não roubar, precisamos para trabalhar, obrigado."
O furto desses aparelhos, além de provocar desperdício de água, tem impactado o funcionamento de estabelecimentos comerciais. A Casan reforça o alerta e orienta que vítimas registrem boletim de ocorrência para ajudar na identificação dos responsáveis pelos crimes.