Na BR-101, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, um motorista foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando os dois filhos no porta-malas de um carro. As crianças, de 8 e 11 anos, dividiam o espaço apertado com sacolas, um cooler e uma bola.
O condutor, morador de Palhoça, disse que levava a esposa e os cinco filhos para a praia, mas, devido à falta de espaço no veículo, optou por colocar duas crianças no porta-malas de um Astra. Ele foi multado em R$ 586,94 por transportar pessoas em compartimento de carga e por lotação excedente.
A PRF destacou que o porta-malas não possui cintos de segurança ou proteção, tornando a prática extremamente perigosa em caso de acidentes. Após a abordagem, o motorista só pôde seguir viagem depois de acomodar parte da família em um carro de amigos que estavam viajando junto.
Segundo o inspetor Alexandre Castilho, transportar pessoas no porta-malas coloca suas vidas em risco. "É um compartimento que não oferece qualquer estrutura de proteção, expondo os ocupantes a impactos graves em caso de colisão", alertou. A infração foi registrada no domingo (5).