Domingo, 22 de junho de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Segurança
23/10/2024 11h36

PF investiga uso de dinheiro falso para comprar votos em cidade de SC

A operação Falsa Promessa foi deflagrada nesta quarta-feira (23) no município de Caxambu do Sul, no Oeste do estado, alvo da investigação pela compra de votos com uso de dinheiro falso
PF investiga uso de dinheiro falso para comprar votos em cidade de SC

Na manhã desta quarta-feira (23), a Polícia Federal (PF) iniciou uma operação em Caxambu do Sul, localizado no Oeste de Santa Catarina, para apurar a utilização de dinheiro falso na compra de votos durante as eleições de 2024. A ação, denominada “Falsa Promessa”, foi desencadeada após receber denúncias de que eleitores teriam recebido cédulas fraudulentas para favorecer determinados candidatos nas eleições municipais realizadas em 6 de outubro.

 

Diligências iniciais apontaram o possível envolvimento de dois vereadores da cidade, que são candidatos nas eleições atuais. Durante a operação, a PF cumpriu 12 mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos. Embora ninguém tenha sido preso até o momento e nenhuma nota falsa tenha sido encontrada, o delegado Philipe Suriano informou que a investigação revelou que várias cédulas foram recolhidas e destruídas após a divulgação da fraude.

 

PUBLICIDADE

Além das cédulas, a PF apreendeu celulares e outros dispositivos eletrônicos que serão analisados para identificar os responsáveis pela prática criminosa. O delegado destacou que a quantidade de dinheiro falso em circulação foi considerável, afetando negativamente tanto os comerciantes quanto a população local.

 

PUBLICIDADE

Cerca de 30 agentes da PF estão envolvidos na operação, que ainda está em andamento. Os suspeitos enfrentam acusações de corrupção eleitoral e falsificação de moeda, cujas penas podem chegar a mais de 16 anos de prisão. É importante ressaltar que, para caracterizar o crime de corrupção eleitoral, não é necessário que a vantagem seja efetivamente entregue ao eleitor; a mera promessa de tal ato já é suficiente para configurar a infração.

 

A operação "Falsa Promessa" faz alusão às promessas feitas pelos candidatos em troca de votos utilizando cédulas falsas.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.