Nesta terça-feira (15), o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves (Neguinho), reeleito recentemente com 74,43% dos votos, foi afastado do cargo em uma operação da Polícia Civil. A ação faz parte de duas investigações que apuram possíveis irregularidades na administração municipal. Além do afastamento, foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
Uma das operações, denominada Maktub, investiga suspeitas de fraude em licitações para a construção de um ginásio e outros contratos que podem ter causado um prejuízo de R$ 800 mil aos cofres públicos. Documentos e contratos relacionados à construção de um memorial à Dra. Zilda Arns também estão sob suspeita.
Durante a operação, um empresário foi preso, e outros três funcionários públicos foram afastados. A Polícia Civil cumpriu, ao todo, 21 mandados de busca e apreensão, além de determinar o sequestro de bens no valor de R$ 1,7 milhão.
Essa não é a primeira vez que a prefeitura de Forquilhinha é alvo de uma operação policial. Em setembro, outra ação já havia gerado polêmica, e o prefeito havia declarado que se tratava de uma "perseguição" contra ele.