Uma equipe de 16 brigadistas, que estava desaparecida há mais de 24 horas em uma área de mata fechada no Mato Grosso, foi resgatada pelos bombeiros de Santa Catarina neste sábado (28). O grupo participava do combate às queimadas na região de Salto do Céu quando se perdeu. A operação de resgate, realizada em conjunto com bombeiros locais, contou com o apoio de rádio comunicação, apesar das dificuldades de sinal e pouca carga de bateria.
Os brigadistas foram localizados por volta das 14h, e segundo o sargento Felipe Santiago Amaro Corrêa, a equipe catarinense avançou pela mata até conseguir encontrá-los. "Mantivemos contato pelo rádio e fomos entrando na área até resgatá-los", afirmou o sargento.
Atualmente, 20 bombeiros de Santa Catarina estão no Mato Grosso divididos em cinco equipes, atuando em áreas severamente atingidas pelos incêndios, como Salto do Céu, Nova Mutum, Rosário Oeste e Nossa Senhora do Livramento. A missão, que faz parte da Força Nacional, deve durar 30 dias e é a segunda realizada por equipes catarinenses.
O combate às chamas tem sido desafiador,principalmente em regiões montanhosas, onde o fogo avança morro acima, dificultando o acesso. Segundo o sargento Adriano Fabrício Boit, técnicas de contra-fogo estão sendo usadas para controlar o incêndio.