segunda, 07 de outubro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Segurança
11/09/2024 08h34

Fiscalização em Laguna apreende 35 toneladas de alimentos de origem animal impróprios para consumo

Durante a operação, foram encontrados estabelecimentos em condições irregulares, comercializando produtos sem identificação de origem, com prazos de validade expirados e sem registro para processamento ou venda de produtos de origem animal
Fiscalização em Laguna apreende 35 toneladas de alimentos de origem animal impróprios para consumo

Uma operação de fiscalização realizada em Laguna, coordenada pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), resultou na apreensão e inutilização de cerca de 35 toneladas de pescado impróprio para o consumo. A ação contou com a participação do Departamento Regional de Tubarão da Cidasc, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
 

A fiscalização teve como objetivo coibir a produção e comercialização de produtos de origem animal clandestinos, verificando a procedência desses alimentos e o cumprimento das normas sanitárias. Durante a operação, foram encontrados estabelecimentos em condições irregulares, comercializando produtos sem identificação de origem, com prazos de validade expirados e sem registro para processamento ou venda de produtos de origem animal.
 

PUBLICIDADE

Os produtos apreendidos incluíam pescado salgado e peixe eviscerado salgado de diversas espécies. Parte do material foi descartada em um aterro sanitário, enquanto outra parte foi destinada a uma indústria de ração. 
 

O selo de inspeção sanitária é obrigatório para a comercialização de produtos de origem animal, garantindo que o estabelecimento responsável esteja registrado e sujeito à fiscalização para proteger a saúde do consumidor. A Cidasc, por meio do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), fiscaliza as agroindústrias que processam esses produtos, mas o registro também pode ser feito nos Serviços Municipais de Inspeção (SIM), no Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou através do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).

PUBLICIDADE

Para garantir a segurança alimentar, é fundamental que os consumidores adquiram apenas produtos de origem animal que possuam o selo de inspeção. Mais detalhes sobre a operação podem ser conferidos no site oficial da Cidasc: www.cidasc.sc.gov.br.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.