Um deck de uma casa em construção desabou na tarde deste sábado (1), enquanto ocorria uma festa de casamento no local. A obra não havia sido liberada para utilização, o deck não estava pronto e não possuía guarda-corpo. Os proprietários da obra, um casal, liberou o espaço para que amigos realizassem um evento de casamento, estimando cerca de 30 pessoas. Durante o evento, aproximadamente 10 a 12 pessoas estavam dançando no deck no momento da queda.
Cerca de dez pessoas foram encaminhadas ao Hospital com ferimentos, mas sem gravidade; o ferimento mais grave foi o do pai da proprietária, que teve um corte na cabeça. No local, seis viaturas atenderam a ocorrência.
A arquiteta responsável pelo projeto, afirmou que a obra estava em fase de execução. “A obra não estava finalizada, não havia qualquer permissão para utilizar para eventos. Essa parte da construção [o deck] também não havia sido ainda fiscalizada e liberada”, afirmou.
Na parte técnica, ressalta ainda que houve especificações não cumpridas. “O parafuso utilizado para fixar o deck na viga de concreto era menor do que o previsto. Além disso, a base dos pilares na parte lateral não estava chumbada conforme o planejado e previsto em projeto. O movimento de pessoas pulando sobre o deck fez com que a estrutura se soltasse”, ressaltou.
A vistoria no deck seria realizada logo após a instalação do guarda-corpo. “A combinação do parafuso inadequado e dos pilares não chumbados fez com que a estrutura desabasse”, explica a arquiteta, que prepara um laudo completo sobre o ocorrido.
“A falta de coerência entre o projeto e a execução pode ocasionar grandes problemas, como perdas materiais, mas principalmente como o que aconteceu ontem, sobre a segurança das pessoas. A contratação de profissional capacitado para a construção é fundamental”, reiterou a arquiteta.