domingo, 26 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Segurança
29/04/2024 10h39

Operação Mensageiro: duas cidades de SC são alvos de investigações em nova fase

Gaeco e Geac também cumpriram 19 mandados de busca e apreensão na 5ª fase da Operação Mensageiro
Operação Mensageiro: duas cidades de SC são alvos de investigações em nova fase

As operações da Operação Mensageiro avançaram para novos territórios, agora direcionando seus esforços para duas cidades adicionais em Santa Catarina. Esta quinta fase, que ocorreu nesta segunda-feira (29), concentra-se em desvendar um esquema envolvendo fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, especificamente nas áreas de coleta e destinação de lixo, abastecimento de água e iluminação pública.

 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) coordenaram a execução de quatro mandados de prisão preventiva e dezenove de busca e apreensão, abrangendo duas localidades do Estado.

PUBLICIDADE

Essas medidas foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) a pedido da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos. As ações foram direcionadas a agentes públicos, entidades privadas e órgãos governamentais, com uma das ordens sendo executada em São Paulo.

 

Entre os indivíduos sob investigação nesta nova fase, destaca-se o deputado estadual Emerson Stein (MDB), ex-prefeito de Porto Belo, no Litoral Norte, juntamente com o prefeito Clezio Fortunato (MDB) e o vice-prefeito Jaime Antônio de Souza (PL) de São João do Itaperiú.

PUBLICIDADE

As administrações municipais de São João do Itaperiú e Porto Belo emitiram comunicados em resposta às ações do GAECO. Ambas afirmam disposição em colaborar com as investigações, enquanto os envolvidos se mantêm confiantes na resolução dos casos e na prestação de cooperação às autoridades competentes.

 

As atividades desta segunda-feira sucedem mais de um ano de investigações, incluindo análise de evidências, depoimentos de testemunhas e suspeitos, revelando a possível ocorrência de novos delitos. Desta vez, o foco recai sobre os serviços de abastecimento de água e iluminação pública em duas municipalidades catarinenses.

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ofereceu apoio durante o cumprimento das ordens judiciais, enquanto as investigações continuam sob sigilo por decisão judicial.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.