segunda, 20 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Segurança
19/04/2024 12h24

Em SC: Mulher morre após ter 'corpo estranho' esquecido dentro dela em cirurgia

Acir Priprá acredita que uma gaze tenha sido deixada dentro da esposa, indígena da aldeia Bugio
Em SC: Mulher morre após ter 'corpo estranho' esquecido dentro dela em cirurgia

Uma técnica de enfermagem de 34 anos morreu em Ibirama, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, cerca de quatro meses após uma cirurgia de vesícula. O marido da indígena Márcia Vie-Tcha Teie, da Aldeia Bugio, acredita que uma gaze foi esquecida dentro dela durante a operação e alega erro médico. 

Um exame, ao qual a reportagem teve acesso nesta quinta-feira (18), indica a presença de um "corpo estranho" provocando uma obstrução gástrica na paciente. A técnica morreu no domingo (14).

PUBLICIDADE

Em nota, o Hospital Doutor Waldomiro Colautti, onde o procedimento foi realizado, lamentou a morte, porém informou que não pode se manifestar sobre casos atendidos na unidade (veja texto completo no final da matéria).

O Ministério Público Federal afirma que vai abrir uma notícia de fato para apurar a situação. 

Segundo o marido da paciente, Acir Priprá, a equipe descobriu uma lesão no fígado durante a cirurgia, em 12 de dezembro de 2023, e parte do órgão precisou ser retirada. 

Cerca de duas semanas depois, já em casa, a mulher começou a relatar dores na barriga e voltou a procurar atendimento. 

Nas idas à unidade, ele conta, os profissionais diziam que ela tinha inchaço e íngua por causa do procedimento, e Márcia voltava para casa com analgésico. 

O marido conta que, cansado de vê-la sofrer, a levou até um pronto socorro em José Boiteux, onde a família morava, e a equipe de lá solicitou ultrassonografia e endoscopia. 

PUBLICIDADE

O exame feito em 19 de março constatou um “corpo estranho” provocando uma obstrução gástrica (imagem abaixo)No mesmo dia, ela foi internada.

A morte ocorreu 26 dias depois, no próprio hospital, após ser encaminhada à UTI. O marido relatou que o corpo estranho provocou uma série de problemas, inclusive um quadro de infecção generalizada. Ela perdeu partes do estômago e do intestino, de acordo com relato dele.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.