A criança de 4 anos vítima de maus-tratos pela mãe e o padrasto, presos na quarta-feira (27), morreu em decorrência da SBS (Síndrome do Bebê Sacudido). Laudo pericial contestou versão apresentada pelos pais de que menino teria morrido após queda acidental.
O que é Síndrome do Bebê Sacudido?
A Síndrome do Bebê Sacudido, também conhecida como trauma não acidental em bebês, é uma condição grave que pode ter consequências fatais para os pequenos. A SBS acontece quando um bebê é sacudido com força e em movimentos repetidos.
Por ser mais frágil e desproporcional ao tamanho do bebê, o peso da cabeça deixa o cérebro e os olhos mais suscetíveis a sangramentos devido à força da sacudida.
Fraturas em ossos longos, como braços e pernas;
Fraturas no crânio;
Sangramento no cérebro;
Hemorragias retinianas (quadro que afeta as retinas).
De acordo com a SBOP (Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica), a maioria das vítimas da Síndrome do Bebê Sacudido tem menos de um ano de idade, a maioria delas com menos de seis meses.
As lesões causadas pela SBS podem levar a deficiências visuais, de desenvolvimento permanentes e, inclusive, a morte do paciente.
Como evitar?
Aprenda técnicas para acalmar o bebê, como embalar, cantar ou dar um banho quente;
Nunca sacuda ou chacoalhe o bebê, mesmo que por pouco tempo;
Procure ajuda médica imediatamente se você notar qualquer sinal de lesão na criança, como: vômitos, convulsões, apatia ou sonolência excessiva.
Criança de 4 anos morreu pela síndrome em SC após negligência
A Polícia Civil prendeu um casal pelo crime de maus-tratos contra criança, depois que mãe e padrasto provocaram a morte do filho da mulher, um menino de 4 anos. O caso ocorreu em 2015, em Florianópolis.
A dupla presa na quarta-feira (27) estava foragida há cerca de 8 anos e se escondia em cidades litorâneas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Na época, os foragidos afirmaram à polícia que a criança teria caído e batido a cabeça durante passeio em um shopping de Florianópolis.
De acordo com o laudo da perícia, a causa da morte do menino de 4 anos foi a síndrome do bebê sacudido, contestando a versão apresentada pela mãe e pelo padrasto da vítima. A criança teve morte cerebral no dia 21 de junho de 2015.