sábado, 22 de junho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Segurança
09/03/2024 11h50

Dispositivos ‘Chupa-cabra’ são descobertos em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal em Tubarão

Polícia Militar isola agência bancária após descoberta de dispositivos eletrônicos não autorizados nos caixas eletrônicos. Crime foi descoberto nesta sexta (08)
Dispositivos ‘Chupa-cabra’ são descobertos em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal em Tubarão
A cidade de Tubarão foi palco de uma ocorrência policial na manhã desta sexta-feira (08), quando, por volta das 8h, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma situação de fraude no comércio na Agência da Caixa Econômica Federal na Avenida Doutor Rodovalho. O vigilante, ao iniciar seu expediente, identificou dispositivos eletrônicos acoplados internamente nos caixas eletrônicos. Após o isolamento do local para garantir a segurança, a gerência da agência tomou medidas imediatas, inativando as máquinas e acionando a Polícia Federal para a retirada dos dispositivos.
PUBLICIDADE
Durante o atendimento da ocorrência, a gerente de atendimento informou que os dispositivos identificados são conhecidos como "chupa-cabra" e têm a finalidade de captar dados à distância. O protocolo adotado pela agência consiste em inativar os caixas até a chegada da equipe de segurança para a retirada dos dispositivos, seguida pela entrega à Polícia Federal. Os agentes federais confirmaram que a perícia seria acionada na capital do estado para investigar o ocorrido, enquanto a gerente de atendimento assumiu a responsabilidade pela manutenção, isolamento e vigilância do local. Diante dos fatos narrados, um boletim de ocorrência foi lavrado.
PUBLICIDADE
Como evitar os golpes em caixa eletrônicos:

Segundo a Polícia Federal, ao perceber que uma transação em um terminal eletrônico dá erro, desconfie. Veja se o caixa não foi violado, colocando suas mãos nas laterais do terminal eletrônico e puxando para sua direção. Se algum mecanismo frontal estiver sobreposto ele será facilmente retirado. Caso seja constatada a adulteração ou se o cartão ficar preso no terminal eletrônico, o correntista deve entrar em contato com urgência com o banco e acionar a polícia militar. Além disso, o órgão ainda aconselha a observar na parte de cima do caixa eletrônico se há a existência de microcâmeras, que geralmente possuem formato retangular apontado para o teclado. Outra dica de segurança é, assim que realizar um pagamento ou saque com o cartão, procurar puxar para fora onde o material será inserido. Se ele estiver sobreposto algum dispositivo idêntico com fita adesiva dupla face ele será facilmente retirado. Por fim, ao digitar uma senha no teclado do caixa eletrônico, coloque uma mão sobre a outra com o objetivo de impedir eventuais gravações ou visualização de pessoas que estejam ao redor do caixa eletrônico.



HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.