Segurança
29/09/2018 11h16
No mundo: Terremotos e tsunami na Indonésia deixam quase 400 mortos
Números são provisórios e indicam que cerca de 549 pessoas ficaram feridas e outras 29 estão desaparecidas. O balanço foi divulgado neste sábado
A série de terremotos e tsunamis que atingiu a ilha indonésia Sulawesi nesta sexta-feira (28) deixou ao menos 384 mortos, de acordo com balanço provisório divulgado pelas autoridades locais neste sábado (29). Cerca de 549 pessoas ficaram feridas e outras 29 seguem desaparecidas.
“O governo local declarará o estado de emergência”, disse Sutopo Purwo Nugroho, Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), em Jacarta.
O porta-voz relatou que o tsunami atingiu praias em Palu, que é capital da província de Sulawesi, e a vizinha cidade pesqueira de Donggala, mais próxima do epicentro do terremoto, a 27 km de distância. Medidores registraram temor que alcançou 7,5 de magnitude.
“O terremoto e o tsunami causaram várias vítimas … relatos iniciais mostram que vítimas morreram nos escombros de um prédio que caiu”, afirmou Sutopo.
Muitas vítimas que estavam na praia foram mortas. Segundo o porta-voz, vários corpos foram encontrados na costa e pessoas subiram em árvores de até 6 metros para se proteger das fortes ondas.
Foto: Muhammad Rifki / AFP