Segurança
25/05/2019 13h48
Raio mata 17 vacas em comunidade do Rio Fortuna
Em publicação do Facebook, uma senhora se identificou como mãe da proprietária e lamentou as mortes dos animais.
Um raio atingiu uma propriedade acabou matando 17 vacas leiteiras na comunidade de Rio Chapéu na cidade de Rio Fortuna. Nas primeiras informações foram que apenas 7 vacas teriam sofrido com a descarga elétrica. Em publicação do Facebook uma senhora se identificou como mãe da proprietária onde teve o ocorrido e confirmou 17 mortes de vacas nessa mesma propriedade.
A morte de animais por raios não é algo raro. Segundo especialistas, ela poderia representar quase 80% dos incidentes fatais com o gado nos Estados Unidos. Por viver ao ar livre, o gado está mais exposto às mudanças do tempo. Durante tempestades, os bois tendem a se juntar e procurar abrigo em árvores, tornando-se alvo fácil para os raios.
Os especialistas asseguram que 70% das pessoas sobrevivem após serem atingidas por um raio, uma porcentagem maior do que a que se dá entre o gado. Isso acontece porque sua massa corporal é maior, o que significa um dano maior aos tecidos por causa da descarga elétrica. E também porque é muito raro que um raio caia diretamente nas pessoas. Normalmente, as pessoas são atingidas pela descarga elétrica distribuída pelo chão.
Fonte: São Martinho FM.